A tendência de crescimento constante não se confirmou. A Valve divulgou os resultados de hardware/software do Steam Survey para fevereiro de 2019. Infelizmente, a participação no mercado de jogos Linux não continuou uma tendência ascendente, pelo menos em uma base percentual.
Porém, é importande destacar que a porcentagem de jogadores do Steam Linux está ligeiramente em alta nos últimos meses. Isso após o lançamento do Steam Play para rodar facilmente os jogos do Windows no Linux por meio de seu Próton baseado no Wine, junto com o DXVK. Mesmo assim, essa tendência caiu em fevereiro.
É possível que ainda exista aproximadamente a mesma quantidade de jogadores ou até mais. Então, tudo depende de quanto a base total de clientes Steam aumentou no último mês. No entanto, em relação ao percentual total estes números declinaram em fevereiro.
Vamos aos números
Os números de fevereiro da Valve colocam o mercado de jogos de Linux em 0,77%. Portanto, isso representa uma queda de 0,05% em relação a janeiro. Enquanto isso, seus dados colocam a porcentagem de jogos do Windows em 96,12% e os macOS caíram 0,16% para 3,11%.
O Ubuntu 18.04.1 é o Linux mais usado para jogar, com 23,61%. O inglês é a língua mais utilizada, com 88,84%. Bem atrás aparecem o russo (4,16%), alemão (2,89%), francês (1,72%) e português brasileiro (1,27%). No caso da nossa língua, houve um crescimento de 0,21%.
Para as métricas ano após ano, a Valve registrou um market share de 0,75% para o Linux em fevereiro de 2017. O crescimento foi expressivo, uma vez que em fevereiro de 2018, esse índice era de apenas 0,28%. Este foi um dos resultados mais baixos antes do Steam Linux adotar o Steam Play. Então, foi a partir daí que o crescimento engrenou, tornando o jogo no Linux mais atraente para mais pessoas, com uma seleção mais ampla de títulos de jogos de qualidade.
Mais dados
Ao pesquisar dados específicos do Linux, o Steam Survey mostra CPUs da Intel chegando a cerca de 78% dos sistemas. Isso representa uma queda de 0,42% no mês anterior. Por outro lado, a GeForce GTX 1060 continua sendo a placa gráfica mais popular, 1080p ainda sendo usado pela cerca de metade dos gamers do Linux e a maioria dos sistemas de jogos do Linux têm quatro núcleos físicos de CPU.
Os interessados nos resultados do Steam Survey para fevereiro podem pesquisar os números via SteamPowered.com.