Canonical lança LXD 5.17 com suporte para delegação OpenZFS 2.2

Logotipo da Canonical, representando a empresa por trás do Ubuntu e de projetos como o Mir e o Wayland
Canonical traz OpenStack para nuvens de pequena escala

O LXD 5.17 agora está disponível como contêiner do sistema e gerenciador de máquina virtual, que desde o mês passado foi controlado pela Canonical e a manutenção está limitada aos engenheiros da Canonical. Com esta nova versão do LXD, há suporte para delegação ZFS, conforme encontrado no próximo OpenZFS 2.2.LXD 5.17 adiciona suporte para delegação de namespace conforme encontrado no OpenZFS 2.2. 

O anúncio de lançamento explica:

“Isso permite que um contêiner que delegou acesso ao ZFS controle seu conjunto de dados e qualquer coisa abaixo dele.O mesmo funciona conforme o esperado com volumes de armazenamento personalizados que podem, portanto, permitir que vários contêineres interajam com o conjunto de dados.Isso requer que o host LXD esteja executando um kernel com o módulo do kernel ZFS 2.2. O snap LXD agora possui as ferramentas de espaço do usuário do ZFS 2.2 incluídas, mas se não estiver usando o snap, você também precisará das ferramentas de espaço do usuário correspondentes.”

Canonical lança LXD 5.17 com suporte para delegação OpenZFS 2.2

O OpenZFS 2.2 será lançado em breve com este sistema de arquivos ZFS de código aberto para sistemas Linux e BSD adicionando muitos novos recursos .O LXD 5.17 também adiciona suporte de cópia para instantâneos de volumes personalizados, suporte para recuperação de pools de armazenamento vazios, melhorias na documentação e outros aprimoramentos.

Mais detalhes sobre o LXD 5.17 através do anúncio de lançamento.

Criação de um fork

Caso você tenha perdido, separadamente, o LXD também foi bifurcado como Incus. Após a Canonical decidir assumir o controle do projeto LXD e a manutenção do LXD ser limitada aos funcionários da Canonical, o projeto Linux Containers anunciou a bifurcação do LXD como Incus. Incus é um fork do projeto LXD criado por Aleksa Sarai, o desenvolvedor conhecido por seu trabalho em runc e outros projetos OpenContainers.

Aleksa iniciou este fork devido à recente decisão da Canonical de retirar o LXD do guarda-chuva do Linux Containers. O Incus agora se tornará uma alternativa totalmente liderada pela comunidade ao LXD e hospedada em Linux Containers.