Um dos projetos em desenvolvimento nos últimos dois anos que tem sido menos alardeado pelo fabricante do Ubuntu, a Canonical, foi o Multipass. Porém, este utilitário atingiu um novo marco com novos recursos. Agora, a Canonical lança Multipass 0.7 com suporte para o VirtualBox Windows e macOS.
O que é Multipass lançado pela Canonical com suporte para o VirtualBox Windows e macOS?
O Multipass é um projeto de código aberto da Canonical que facilita a instalação de instâncias virtuais do Ubuntu no próprio Ubuntu/Linux, bem como em outros sistemas operacionais. O Multipass tem como objetivo orquestrar a criação/gerenciamento/manutenção de imagens/VMs do Ubuntu.
Com a versão Multipass 0.7 de agora, eles adicionaram suporte ao Oracle VM VirtualBox no Windows e no MacOS. O Multipass já suportou o Windows com back-ends do Hyper-V. No entanto, agora, com o back-end do VirtualBox, fica mais fácil para os usuários implementarem, caso prefiram (ou não tenham acesso ao) Hyper-V. Da mesma forma, no macOS, o back-end do VirtualBox é agora uma alternativa ao HyperKit.
Além de introduzir o suporte do VirtualBox, o Multipass 0.7 tem trabalhado em melhorias de concorrência/simultaneidade, correções para o lançamento de VMs do Ubuntu 19.04 e uma variedade de outras correções e aprimoramentos.
Onde consigo?
Para conseguir o Multipass 0.7 da Canonical com suporte para o VirtualBox Windows e macOS é simples. O anúncio no discourse do Ubuntu indica que o Multipass 0.7 será uma versão beta. Contudo, na página do GitHub é um lançamento oficial, mas o que quer que seja, os binários Snaps, Windows e macOS agora estão disponíveis junto com as fontes. Este gerenciador de instância/VM do Ubuntu está sob a licença GPLv3.
Qt 5.13 deve ser lançado em meados de junho com suporte a Lottie, WebAssembly, glTF 2.0 Import
O Qt 5.13 tinha sido originalmente programado para ser enviado na semana passada e depois foi revisado para esta semana. Porém, em vez disso, o quarto e último beta foi lançado, enquanto o lançamento oficial foi empurrado para o próximo mês.
O Qt 5.13 Beta 4 foi lançado e, com esse marco, todos os bugs bloqueadores conhecidos para a v5.13 foram resolvidos. Devido aos betas extras para permitir que esses bloqueadores fossem corrigidos, houve um atraso no cronograma. A Qt Company agora espera enviar o release candidate Qt 5.13 na próxima semana e obter o lançamento oficial em 13 de junho. Detalhes no anúncio do Beta 4 neste link.
O Qt 5.13, como a mais recente atualização de meio ano para o kit de ferramentas Qt5, está trazendo:
- suporte de animação Lottie;
- importação de glTF 2.0 para Qt 3D;
- a plataforma Qt para WebAssembly;
- Melhorias no Qt Wayland;
- Qt WebEngine atualizado do Chromium e muitas outras mudanças.