A Canonical, empresa por trás do desenvolvimento do Ubuntu, lançou uma seção em seu site com todas as estatísticas de uso da sua distro. Assim, no site é possível saber quais os tipos de instalações são as mais comuns e quais os países onde o sistema é mais usado. Além disso, há informações do tipo de computador e linguagem mais usada. Portanto, confira neste post que a Canonical lança site com estatísticas de uso do Ubuntu.
Coleta é consentida
A informação é coletada dos computadores dos usuários, sempre com a permissão deles. De fato, de acordo com as estatísticas, 66% das pessoas que optaram por esta versão do Linux consentiram em enviar dados para a Canonical. Vamos ver alguns dos dados mais interessantes.
Maioria fala inglês
De acordo com as informações coletadas por 66% dos usuários, a maioria fala inglês (59%), seguida por falantes de espanhol (7%). Falantes de português e francês estão empatados com outras línguas (5%).
Para descobrir a geolocalização, a Canonical se baseia no fuso horário e no local introduzidos durante a instalação da distro e “não em um endereço IP identificável”.
Assim, a maior parte dos usuários está na Rússia, Brasil, México, Austrália e Marrocos, embora a presença em grande parte da América do Sul seja notável.
A arquitetura de sistema operacional mais popular é a AMD64, com 98% de participação.
Além disso, no que diz respeito ao firmware, em máquinas físicas.
A maioria das pessoas usa o BIOS, embora a porcentagem, que é de cerca de 55%, esteja muito próxima da do UEFI.
No entanto, em máquinas virtuais, a maioria dos usuários ainda está apostando no BIOS, com uma cota de uso de cerca de 90%.
Outras especificações
No que diz respeito à configuração gráfica, e considerando apenas as instalações em máquinas físicas. 93% dos usuários têm uma única tela no momento da instalação.
Da mesma forma, 94% dos usuários têm uma única GPU. O tamanho de tela maior é FullHD (1.920 x 1.080 pixels), seguido pelo clássico 1.366 x 768 pixels. A densidade de pixels mais comum é de 160 dpi.
CPU e memória
A Canonical explica que 63% dos usuários têm entre um e três núcleos. Mais da metade das pessoas que usam o Ubuntu têm entre um e quatro GB de memória.
Portanto, pode-se concluir que eles tendem a instalar essa distro em computadores menos potentes ou dispositivos secundários.
Quase 80% dos usuários têm menos de 500 GB de armazenamento (previsivelmente em discos rígidos SATA).
Recentemente, o Ubuntu foi atualizado para a versão 18.04.1 LTS e lançou a versão 18.10.