Depois de muitas críticas e expectativas, o projeto de transformar o CentOS em uma versão de testes, acabando a versão estável com a série 8 começa a mostrar resultados. Mais detalhes sobre a construção do CentOS Stream 9 estão sendo publicados agora, enquanto mais imagens do sistema operacional ainda estão a caminho. O CentOS Stream 9 está aberto para contribuições como futuro upstream do RHEL.
Como parte do último boletim da comunidade CentOS cobrindo o último mês de trabalho, os desenvolvedores envolvidos têm obtido mais imagens do que está se formando para o CentOS Stream 9. O início dessas novas compilações pode ser encontrado em compose.stream.centos.org.
Isso inclui uma mistura de compilações para o que foi ou ainda não aprovado em seus testes/portas. Imagens de contêiner também estão disponíveis. No próximo mês, eles esperam começar a produzir imagens do CentOS Stream 9 Cloud, bem como a assinatura de pacotes.
CentOS Stream 9 Builds aberto para contribuidores
Aqui está uma breve descrição de cada tipo de composição:
- Composições de teste: execute ad-hoc contra conteúdo que pode não ter passado pelo teste/pass RHEL ainda;
- Desenvolvimento: execute regularmente (meta de 1 por dia) contra conteúdo fechado;
- Composições de produção: executadas regularmente (meta de 1 por dia) contra conteúdo fechado e são candidatas a promoção para os espelhos.
As imagens de container são produzidas regularmente a partir das composições de desenvolvimento, você pode encontrá-las em quay.io/centos/centos:stream9-development.
Também estamos refinando nosso guia de contribuição de início rápido: https://docs.centos.org/en-US/stream-contrib/quickstart/
Os repositórios CentOS Stream 9 já estão abertos há alguns meses, mas isso captura o processo se você quiser participar e fazer alterações.
Mais detalhes sobre as compilações do CentOS Stream 9 por meio desta atualização mensal. O CentOS também tem dois novos membros do conselho agora: Josh Boyer da Red Hat e Davide Cavalca do Facebook.
A saga do CentOS
Desde o final do ano passado, a Red Hat pegou todos de surpresa. A empresa resolveu mudar o foco do sistema operacional. O Centos 8 vai acabar como versão estável. A prioridade agora será no CentOS Stream. Este funcionará como uma versão de desenvolvimento do Red Hat Enterprise Linux.
A decisão gerou muitos protestos de usuários e levou à criação de novas distribuições Linux gratuitas e estáveis como AlmaLinux, Rocky Linux e outras derivadas da versão empresarial da Red Hat. O objetivo é que se tornem uma alternativa viável ao CentOS. O CentOS Linux 8, como uma reconstrução do RHEL 8, terminará no final de 2021. O CentOS Stream continua após essa data, servindo como o ramo upstream (desenvolvimento) do Red Hat Enterprise Linux.