Em dezembro de 2020, alguns usuários beta do WhatsApp tiveram a opção de fazer chamadas de voz e vídeo usando o cliente desktop do WhatsApp. Embora esses recursos ainda estivessem em teste, eles foram oficializados pela empresa. Agora, as chamadas de voz e vídeo estão sendo lançadas para todos os usuários da versão desktop do aplicativo.
Cliente desktop do WhatsApp
Usar o WhatsApp em seu computador torna a interação com amigos, família e, às vezes, colegas muito mais conveniente, já que você não precisa pegar o telefone para enviar mensagens de texto e pode usar um teclado de tamanho normal para escrever mensagens. Infelizmente, o cliente de desktop estava limitado a mensagens e não conseguia lidar com chamadas de voz e vídeo até agora.
Depois de testar o recurso desde dezembro com usuários beta, o WhatsApp agora está distribuindo para todos os usuários, permitindo que liguem para as pessoas de seus computadores sem ter que tocar em seus telefones. Há suporte para chamadas de voz e vídeo. Eles aparecem em uma janela autônoma redimensionável que está sempre no topo, permitindo que você continue trabalhando durante uma chamada. Esse novo recurso na versão Web facilita e muito a vida dos usuários.
Além disso, assim como no aplicativo, as chamadas no cliente desktop são criptografadas de ponta a ponta para proteger sua privacidade. No entanto, no momento serão permitidas apenas chamadas para um único usuário por vez. Todavia, a empresa diz que irá expandi-lo para incluir chamadas em grupo no futuro, provavelmente depois de verificar, por exemplo, se o funcionamento é confiável.
O WhatsApp diz que o recurso já está disponível em clientes de desktop macOS e Windows. O pessoal do Android Police relata que ainda não conseguiram testá-lo, apesar de terem a versão mais recente em seus computadores.
Eles apontam que, provavelmente estará disponível nos próximos dias, já que a empresa anunciou oficialmente sua disponibilidade. Não está claro se as chamadas também serão suportadas pelo WhatsApp Web, o que tornaria mais fácil fazer chamadas de qualquer dispositivo, sem a necessidade de instalar um cliente localmente.