Chrome 101 Beta está disponível com API FedCM e função CSS HWB

quarta-vulnerabilidade-de-zero-dia-e-corrigida-no-google-chrome-este-ano
google chrome

O novo Chrome 100 teve o lançamento nesta semana. Porém, o Google divulgou a chegada da versão beta do navegador Chrome 101, que tem dicas de prioridade, API FedCM e função CSS HWB.

O padrão Web SQL Database foi proposto pela primeira vez em abril de 2009 e abandonado em novembro de 2010. Gecko nunca implementou esse recurso e o WebKit o preteriu em 2019.

O W3C incentivou aqueles que precisam de bancos de dados da Web a adotar o armazenamento na Web ou o banco de dados indexado. Esperamos descontinuar e remover totalmente o WebSQL em algum momento futuro quando o uso for baixo o suficiente.

Algumas das mudanças com o Chrome 101 beta incluem:

Chrome 101 Beta está disponível com API FedCM e função CSS HWB
Chrome 101 Beta está disponível com API FedCM e função CSS HWB
  • A API de gerenciamento de credenciais federadas (FedCM) está chegando como uma avaliação de origem. Essa nova API é descrita como “federação de identidade com preservação de privacidade e foi projetada para fazer com que a federação de identidade continue permitindo casos de uso sem a necessidade de rastreamento entre sites, como cookies de terceiros”. Para a versão v101, o teste de origem é apenas para uso do Android, enquanto o suporte para desktop é esperado no Chrome 102;
  • Dicas de prioridade como forma de indicar a importância relativa de um recurso para o navegador da web. As dicas de prioridade, por sua vez, podem dar mais (ou menos) prioridade ao carregar ativos diferentes.- A propriedade CSS font-palette agora permite que os desenvolvedores selecionem uma paleta de uma fonte colorida;
  • Suporte para a função CSS hwb() para especificar cores sRGB para valores de brancura e negritude de matiz (HWB).- Suporte à API MediaCapabilities para fluxos WebRTC;
  • Adições ao suporte da API de confirmação de pagamento seguro v3.- USBDevice agora tem um método forget() para revogar voluntariamente uma permissão para um dispositivo USB;
  • O WebSQL para contextos de terceiros foi removido, uma década após o abandono do padrão de banco de dados WebSQL.

Mais detalhes sobre as alterações do Chrome 101 beta no blog do Chromium e em ChromeStatus.com. Você pode baixar o Chrome 101 beta a partir deste link com a versão mais recente do navegador para computador ou na Google Play Store no Android.

Sobre o Chrome 100

Desta vez, o maior destaque do Chrome 100 é que ele vem com APIs para colocação de janelas em várias telas, como vamos detalhar a seguir.

A grande preocupação com a versão 100 do navegador Google Chrome era de que milhares de sites poderiam ficar inacessíveis. O temor era de que várias páginas da web poderiam simplesmente para de funcionar. A boa notícia é que o Google trabalhou pesado para que isso não acontecesse e achou uma solução.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile