Com as versões 100 do Chrome OS e do navegador Chrome, o Google trouxe um novo launcher para os Chromebooks. Em Chromebooks com Chrome OS 100, os usuários podem pressionar o botão “Everything” no canto esquerdo da tela para abrir o iniciador do Chrome OS. Assim como o macOS Spotlight e o menu Iniciar do Windows, ele ajuda os usuários a pesquisar aplicativos, arquivos e configurações do sistema. Assim, o Launcher agora será aberto na lateral da tela, em vez de na parte inferior.
Para resultados de pesquisa na web, o inicializador do Chrome OS agora mostra mais informações dentro do inicializador que são semelhantes aos snippets nos resultados da Pesquisa Google. Anteriormente, apenas um resumo era exibido nos resultados de pesquisa na web do iniciador. Os novos resultados devem exigir menos ações do usuário ao pesquisar coisas como pessoas e lugares famosos ou o clima do iniciador. Além disso, o iniciador pode ser usado para encontrar atalhos do sistema.
O posicionamento do lado esquerdo do lançador dá mais espaço na tela para aplicativos já abertos, argumenta o Google. Os usuários também podem organizar aplicativos por cor ou nome e organizá-los manualmente.
Chromebooks receberão novos recursos em breve
Um novo recurso bacana do iniciador é a capacidade de pesquisar abas e janelas abertas. “Em vez de vasculhar suas abas para as palavras cruzadas que você começou esta manhã, uma pesquisa rápida no novo Launcher o direcionará para a aba aberta certa”, observa o Google no anúncio.
Então, o Google diz que o novo launcher sairá em breve para todos os Chromebooks.
Os Chromebooks também estão ganhando uma ferramenta de criação de GIFs que permite aos usuários criar GIFs a partir do aplicativo Câmera. Os usuários podem selecionar “Vídeo” e ativar a configuração “GIF” para criar um vídeo de cinco segundos. Ele se converte automaticamente em GIF para compartilhamento em redes sociais, aplicativos de mensagens ou em um dispositivo Android usando o Near Share.
Edição de texto por voz
Com base no recurso de ditado do Chromebook para usar a voz para escrever um e-mail ou documento, o Google agora permite que os usuários editem texto com voz. Por exemplo, dizer “excluir” exclui a última letra de uma frase, enquanto dizer “mover para o próximo caractere” pode mover o cursor. Os usuários precisam habilitar o Dictation para usar o recurso e, em seguida, pressionar o Everything Button + D.
O Google não está promovendo edições de texto baseadas em voz como um recurso de acessibilidade. No entanto, tem funcionalidade semelhante aos recursos de edição de texto de voz que a Microsoft está trazendo para o Windows 11 por meio de configurações de acessibilidade.
Via ZDNet