Depois da descoberta do jornal britânico The Guardian de que pelo menos 50 mil telefones celulares foram afetados pelo spyware Pegasus, desenvolvido por uma empresa israelense, muita gente ficou atenta a este tipo de problema, que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum. A espionagem abrange governos, jornalistas e defensores de direitos humanos em todo o planeta. Contudo, tem como se proteger deste tipo de ação criminosa? Abaixo deixamos algumas dicas de como proteger seu smartphone.
Como se proteger de spyware como o Pegasus?
1. Cuidado com o que você instala
Se você estiver no Android, não baixe e instale aplicativos de sites ou fontes de terceiros, pois eles podem conter spyware, especialmente se você estiver procurando por rachaduras ou aplicativos pagos de graça. Fique com a Google Play Store. Se você não encontrar um aplicativo no mesmo, baixe-o de sites confiáveis como o APKMirror. Usuários iOS? Não se estresse muito.
2. Cuidado com as permissões do aplicativo
O Google renovou as permissões de aplicativos a partir do Android 9, e elas ficaram muito melhores nos lançamentos recentes do Android. Quando um aplicativo precisar de permissão, você verá um pop-up onde poderá conceder a permissão ou rejeitá-la. Você pode perguntar como isso está relacionado aos aplicativos que espionam você. Deixe-me lhe dar um exemplo.
Assim, você baixa um aplicativo de gerenciador de arquivos desconhecido, que, como o nome sugere, é usado para gerenciar seus arquivos. Nesse caso, o aplicativo precisa apenas de permissão de armazenamento interno. Se o aplicativo pedir permissão para “Telefone” ou “Localização”, simplesmente negue. Se disser que o aplicativo não funcionará sem permissão específica, desinstale-o.
3. Desinstale um aplicativo se notar atividade incomum
Se você notar um aplicativo usando dados móveis anormalmente altos ou Wi-Fi, ele pode estar enviando seus dados para algum lugar. Se você tem certeza de não usar muito “aquele” aplicativo e seu desenvolvedor não é tão popular, desinstalá-lo seria a melhor opção. Isso também se aplica se você notar reinicializações aleatórias, falhas e atrasos, superaquecimento do telefone ou qualquer comportamento anormal devido a qualquer aplicativo.
4. Cuidado com links desconhecidos
Os URLs de phishing são enviados por e-mail, mensagens de texto ou até mesmo em vários sites de mídia social. Depois de clicar nos links, você será solicitado a baixar um ou dois itens no seu telefone ou, se estiver usando o Chrome, será solicitado a baixar extensões desconhecidas.
Alguns URLs de phishing são semelhantes a sites populares como a Amazon. Esses sites afirmam oferecer prêmios gratuitos na conclusão de tarefas que envolvem o download de software gratuito e o compartilhamento do link com seus amigos. Essa também é uma das maneiras de fazer o phishing online.
Fique protegido de spyware como o Pegasus
Se você está pensando em instalar um software antivírus, pode não ajudar a identificar e remover o spyware. Tudo o que você precisa fazer é ficar de olho nos aplicativos e no comportamento do seu telefone e você ficará bem. Edward Snowden, um ex-consultor de inteligência em computação, em uma entrevista, disse: “A única maneira de impedir isso é trabalhando juntos. Somos nós contra empresas multimilionárias. ”
Nesta era crescente da Internet, privacidade e segurança se tornaram coisas cruciais, e é melhor prevenir do que remediar. Portanto, é assim que você pode ficar protegido contra spyware como o Pegasus. Certifique-se de deixar seus pensamentos e opiniões na seção de comentários abaixo.
Via Fossbytes