A Fundação Linux anunciou uma nova fundação em Berlim. Trata-se da Fundação Ceph que começou em 2018 já com mais de 30 membros. A ideia é trabalhar em um armazenamento de código aberto distribuído como aplicativo universal. Confira neste post que The Linux Foundation anuncia a nova Fundação Ceph.
O Ceph é uma solução de armazenamento distribuído para armazenamento de arquivos. Isso é usado principalmente no setor de nuvem, por exemplo, junto com o Open Stack. O projeto Rook usa o Ceph para fornecer ao Kubernetes uma solução de armazenamento.
Sobre o Ceph
Em 2006, Ceph foi introduzido pela primeira vez por Sage Weil e outros na conferência Usenix. Em 2010, a Ceph Support aderiu ao Linux Kernel e, a partir de 2012, ofereceu serviços comerciais à empresa Inktank em torno do Ceph.
Em 2014, a Red Hat finalmente adquiriu o Inktank, mas em 2015 lançou o chamado Conselho Consultivo da Comunidade Ceph.
Foi o lar de muitos dos usuários do Ceph do mundo que agora também aparecem como membros da recém-criada Ceph Foundation.
Como dissemos anteriormente, o Ceph é um sistema de armazenamento definido por software que é executado em hardware básico.
O design possibilita e suporta os esforços de transformação digital de empresas através de ganhos de escala da Web e infraestruturas de nuvem.
A versão mais recente do Red Hat Ceph Storage oferece recursos novos e aprimorados para clientes de armazenamento corporativo de objetos que exigem escala, maior segurança e forte compatibilidade com APIs padrão do setor.
O Ceph é amplamente utilizado em todo o mundo por provedores de nuvem e grandes empresas.
Incluindo instituições financeiras (Bloomberg, Fidelity), prestadores de serviços na nuvem (Rackspace, Linode), instituições acadêmicas e governamentais (Massachusetts Open Cloud), provedores de infraestrutura de telecomunicações (Deutsche Telekom), e fabricantes de automóveis (BMW).
Um pouco sobre a Fundação Ceph
A Ceph Foundation que em 2018 começou com 30 membros líderes mundiais em tecnologia. Assim, dela fazem parte os membros Premier, como:
- Amihan Global
- Canônico
- China Mobile
- DigitalOcean
- Intel
- Serviços de Dados ProphetStor
- Hospedagem OVH
- Red Hat
- SoftIron
- SUSE
- Western Digital
- Tecnologia de Dados XSKY
- ZTE
De acordo com a fundação, ela organizará e distribuirá as contribuições financeiras de maneira coordenada e neutra em relação aos provedores para o benefício imediato da comunidade.
Os participantes esperam acelerar a adoção do Ceph, bem como aumentar o treinamento e a colaboração presencial em todo o ecossistema Ceph.
Quais os planos da Ceph?
Há uma série de iniciativas estão sempre em pauta:
- Expansão e melhorias do laboratório de hardware que usamos para desenvolver e testar o Ceph.
- Um programa que tenta aceitar e reconhecer doações de serviços na nuvem para ajudar a suportar a construção e a infraestrutura do IC
- uma equipe de eventos para ajudar a planejar os programas de eventos Ceph Day e Cephalocon, bem como eventos regionais ou locais mais específicos (como hackathons ou reuniões de desenvolvedores);
- investimento em integrações estratégicas com outros projetos e ecossistemas, para garantir que o Ceph permaneça o padrão de fato para o armazenamento de expansão de código aberto;
- Programas em torno da interoperabilidade entre produtos e serviços baseados em Ceph;
- Estágios, materiais de treinamento e outras estratégias para incorporar desenvolvedores e usuários à comunidade Ceph.
Mais detalhes
Tecnologias novas e emergentes (cloud, AI, ML e containers) tornam o Ceph mais atraente. O Ceph pode ser combinado com aprendizado e análise automáticos, permitindo que você obtenha rapidamente grandes quantidades de dados não estruturados.
Então, o Ceph pode adotar padrões de comportamento e conversas com o cliente e encontrar possíveis cenários de não conformidade.
Portanto, isso pode levar a um negócio mais eficiente e, potencialmente, a novas fontes de receita.
Além disso, a fundação não só irá arrecadar dinheiro para o desenvolvimento de empresas financeiras. Porém, também quer oferecer treinamento e construir uma infraestrutura em torno do projeto de armazenamento.