Um hacker vazou um arquivo de 43 GB contendo o código-fonte de várias versões antigas do sistema operacional Windows, incluindo Windows XP, Windows Server 2003 e mais. A autenticidade dos códigos vazados foi confirmada, pois um desenvolvedor conseguiu compilar sua própria versão do Windows XP e Server 2003 a partir do código vazado.
Um desenvolvedor Windows (chamado NTDEV) decidiu compilar o código-fonte vazado para verificar se o código é original ou não. Ele postou vídeos online, mostrando que o código é real, já que ele conseguiu compilar o Windows XP e o Windows Server 2003. No entanto, ele mencionou que o código vazado não tinha alguns arquivos críticos, como Winlogon.exe, necessário para instalar o sistema operacional.
Desenvolvedor compila o Windows XP a partir do código-fonte vazado
O desenvolvedor disse:
Certos arquivos, como o kernel e o Explorer, podem ser compilados facilmente. Eu tentei alguns programas da fonte compilada do XP e parece que eles são idênticos às versões de varejo do Windows.
De acordo com NTDEV, exceto para os arquivos ausentes, o código-fonte vazado pode ser usado para compilar todos os SKUs, bem como compilações de varejo gratuitas.
Além disso, o desenvolvedor disse que o código-fonte do Windows Server 2003 é mais completo que o do XP. Ele teve sucesso ao compilar o sistema operacional e instalá-lo em uma máquina virtual sem muitos problemas.
Enfim, agora que foi assegurado que o código vazado é realmente autêntico, a Microsoft precisa reconhecê-lo publicamente e alertar os usuários sobre as possíveis implicações do vazamento.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Fossbytes
Robolinux 11.02 lançado para execução do Windows XP, 7 ou 10 ao lado do Linux
Windows XP baseado em Linux para Raspberry Pi está disponível para download