O Projeto KDE anunciou a disponibilidade do ambiente de desktop KDE Plasma 5.27 para distribuições GNU/Linux, uma versão importante que introduz vários novos recursos e muitas melhorias.
Os destaques do KDE Plasma 5.27 incluem um novo aplicativo de boas-vindas do Plasma que ajuda os recém-chegados ao ambiente de desktop do KDE Plasma de forma fácil e rápida a configurar vários aspectos, como habilitar o Plasma Vaults, conectar suas contas on-line ou dispositivos móveis, adicionar mais aplicativos, etc.
Outro novo recurso legal no KDE Plasma 5.27 é o suporte a ladrilhos para aqueles com um monitor grande. O ladrilho pode ser ativado e configurado pressionando o atalho de teclado Meta(Super)+T e há três layouts para escolher. As janelas podem ser colocadas no layout lado a lado mantendo pressionada a tecla Shift e arrastando-as para a borda da tela até que elas grudem.
O suporte a vários monitores foi bastante melhorado nesta versão, que adiciona o widget Configuração de exibição por padrão na área da bandeja do sistema para ajudá-lo a alterar mais rapidamente o layout da tela e outras configurações.
Desktop KDE Plasma 5.27 LTS tem novo aplicativo de boas-vindas e outras surpresas
Os fãs de aplicativos Flatpak ficarão felizes em saber que o KDE Plasma agora vem com configurações de permissões Flatpak integradas ao aplicativo Configurações do Sistema para permitir que você assuma o controle total de seus aplicativos Flatpak.
Outras mudanças notáveis incluem o suporte para o calendário hebraico no calendário pop-up do Relógio Digital, que pode ser ativado a partir de Configurações de Relógio Digital > Calendário > Calendário Alternativo > Calendário Hebraico, um aplicativo Seletor de Cores renovado, um widget aprimorado da Calculadora de Plasma e muitas melhorias no Plasma Wayland, como a capacidade de enviar eventos de inclinação e rotação de caneta para aplicativos.
Além disso, o aplicativo Configurações do Sistema recebeu vários aprimoramentos nas páginas Ícones, Feedback de Inicialização, Atalhos e Seletor de Janelas, e o botão “Realçar Configurações Alteradas” foi movido para o menu hambúrguer para simplificar a interface do usuário.
Agora também é possível mover uma única janela para outra atividade usando o menu de contexto da barra de título, bem como abrir o menu de contexto completo da área de trabalho na barra de ferramentas global do Modo de Edição enquanto estiver no Modo de Toque com um dispositivo sensível ao toque.
O KDE Plasma 5.27 é o último lançamento da série Plasma 5, já que o Projeto KDE agora concentrará seus esforços na série KDE Plasma 6, que deve estar disponível ainda este ano. A boa notícia é que o KDE Plasma 5.27 é uma versão LTS (Long-Term Support) que receberá atualizações por alguns anos.
A atualização do KDE Plasma 5.27 deve chegar aos repositórios de software estáveis de várias distribuições GNU/Linux populares, como KDE neon, openSUSE Tumbleweed, Arch Linux ou Kubuntu, nos próximos dias.