A plataforma Discord estreia 2019 em uma verdadeira guerra contra a o Steam. Isso ocorrerá depois de muitos anos de uma hegemonia tranquila no grande mercado de games. A guerra deve se dar no campo dos desenvolvedores. O lançamento da loja da Discord foi em outubro, conforme relatamos neste post. A Epic Games já havia lançado a Epic Games Store, com poucos jogos, mas com melhores condições para desenvolvedores, que ficam com 88% da receita. Assim, a Epic Games ficará com somente 12% do valor da venda de jogos, ante 30% cobrados pela Valve. Portanto, a Discord entra na guerra contra o Steam e oferecerá 90% da receita para desenvolvedores.
Nova loja de jogos
A partir de 2019, eles expandirão o acesso à loja Discord, recém- anunciada. Além disso, ao seu “patch extremamente eficiente”, lançando uma plataforma de auto-publicação. Por meio dela, você encontrará desde um desenvolvedor que escreveu seu primeiro jogo em casa até grandes estúdios que lançam jogos Classe A.
Em comparação com os 12% dos criadores da Fortnite, ou os 30% que continuam a ser Steam sobre o preço de cada jogo vendido, a Discord ficará com apenas 10%. Então, isso significa que os programadores terão 90% do valor dos jogos para si.
Nas palavras de Discord,
não custa 30% distribuir jogos em 2018. Depois de investigar o assunto, descobrimos que podemos criar incríveis ferramentas de desenvolvimento, gerenciá-las e dar aos desenvolvedores mais receita, diz o comunicado.
A grande vantagem do Discord é que já tem uma grande comunidade por trás que está feliz com o serviço.
Lojas próprias
[tnm_video layout=”mnmd-post-media-wide”]https://www.youtube.com/watch?v=1h9F_oPxtes[/tnm_video]
Segundo a Discord, muitos desenvolvedores estavam criando lojas próprias por causa dos ganhos menores dados pela Steam. Ainda de acordo com a Discord, isso tira o foco do que é realmente importante: fazer ótimos jogos e desenvolver comunidades. Todos os dados foram coletados em pesquisas.
Os 10% restantes cobrem nossos custos operacionais, e vamos explorá-los reduzindo-os, otimizando nossa tecnologia e tornando as coisas mais eficientes, alerta a Discord.
As empresas alegavam que os custos com manutenção de servidores muito altos, daí o percentual de 30%. Porém, as coisas mudaram. Além de visibilidade, os distribuidores vão buscar ganhos.
200 milhões de usuários
A grande vantagem da Discord é o número de usuários. Há uma comunidade de 200 milhões de usuários que usam seus produtos. São serviços de voz, texto, vídeo e chat. Nisto eles permanecerão focados.
Nós também capacitaremos os desenvolvedores a se comunicarem com seus jogadores, aprimorando os Servidores Verificados, estendendo sua capacidade de adicionar um ótimo conteúdo ao Feed de Atividades e muito mais. Acreditamos que, se interagirmos e trabalharmos com desenvolvedores, poderemos reverter a fragmentação de plataforma na indústria de jogos, conectando desenvolvedores e players mais próximos, diz o comunicado.
Resta saber se essa competitividade em relação aos desenvolvedores se transformará em preços mais acessíveis aos jogadores. A ver.
Epic Games
Do mesmo modo, a Epic Games anunciou que estava entrando no negócio de loja de jogos digitais. A nova Epic Games Store , que vai rodar dentro do aplicativo Epic Launcher para Windows e Mac, agora está no ar depois de um lançamento surpresa no meio do Game Awards em Los Angeles. Por enquanto, apenas 14 títulos foram confirmados.