Distribuição Alpine Linux 3.14 lançada com KDE Plasma 5.22 e QEMU 6.0

Alpine Linux 3.19 lançado com Linux 6.6 LTS
Distribuição Alpine Linux 3.15 lançada com Linux 5.15 LTS, GNOME 41 e UEFI Secure Boot Support

Acaba de sair a mais nova versão da Alpine Linux, uma distribuição GNU/Linux leve e que tem como foco a segurança baseada em OpenRC, BusyBox e musl libc. Então, agora, esta distribuição foi atualizada para a versão 3.14, uma nova versão estável trazendo atualizações importantes. Assim, a distribuição Alpine Linux 3.14 foi lançada com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22 e QEMU 6.0.

A estreia ocorreu depois de cinco meses em desenvolvimento. O sistema operacional Alpine Linux 3.14 está aqui como outra grande atualização para esta distribuição orientada para a segurança, apresentando a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.22, junto com o pacote de software KDE Gear 21.04.2, para aqueles que desejam instalar a área de trabalho do KDE Plasma.

No entanto, o sistema Alpine Linux é uma distribuição Linux projetada para servidores, firewalls, roteadores, VPNs etc. Sendo assim, vem com atualizações importantes para os pacotes necessários para este tipo de configurações. Isso inclui Lua 5.4.3, HAProxy 2.4.0, nginx 1.20.0, njs 0.5.3, Node.js 14.17.0, PostgreSQL 13.3, Python 3.9.5, QEMU 6.0.0, R 4.1.0 e Zabbix 5.4 .1.

Alpine Linux é uma distribuição Linux independente, não comercial e de propósito geral projetada para usuários avançados que apreciam segurança, simplicidade e eficiência de recursos. Alpine Linux é construído em torno do musl libc e do busybox. Isso o torna menor e mais eficiente em termos de recursos do que as distribuições GNU/Linux tradicionais.

Distribuição Alpine Linux 3.14 lançada com KDE Plasma 5.22 e QEMU 6.0

Entre outras mudanças, o Alpine Linux 3.14 habilita o faccessat2 syscall na biblioteca padrão musl C, o que pode criar problemas com Docker 20.10.0 e versões anteriores, bem como libseccomp 2.4.4 e versões anteriores, o pacote npm tornou-se uma porta autônoma , e o pacote collectd foi dividido em muitos subpacotes para plug-ins.

Esta versão também remove o limite de taxa nftables para echo-request do conjunto de regras padrão e altera o diretório padrão do nginx para as configurações de vhost de /etc/nginx/conf.d para /etc/nginx/http.d. Além disso, o pacote LuaJIT agora usa o branch oficial do OpenResty, e o pacote ClamAV foi movido para a comunidade.

Nos bastidores, o Alpine Linux continua sendo alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.

Se estiver usando Alpine Linux 3.13 ou uma versão anterior, você pode atualizar sua instalação para Alpine Linux 3.14 agora mesmo usando o seguinte comando em um emulador de Terminal:

apk upgrade --available

Entretanto, se você é novo usuário do Alpine Linux, pode saber mais sobre este sistema e baixar a versão mais recente do site oficial. Neste link, você encontrará várias versões que podem se adaptar melhor às suas necessidades.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile