Quem usa algum sistema operacional Linux há algum tempo deve se lembrar da facilidade que era modificar os arquivos /etc/sysconfig/network-scripts / ifcfg-*. Essa alteração serve ou servia para gerenciar as conexões de rede. Felizmente, isso algo que parece mesmo ter ficado no passado. Assim, a distribuição Fedora Linux 36 está tentando remover o suporte para esses arquivos de configuração de rede legados de novas instalações do Fedora. Portanto, o que a distribuição Fedora Linux tenta fazer é remover scripts de rede “ifcfg” o mais rápido possível. Como o sistema deve estrear até abril deste ano, espera-se essa remoção em breve.
O NetworkManager acabou ganhando suporte para tipos de conexão completamente desconhecidos para o serviço de rede legado e acabou usando um formato de arquivo de configuração mais simplificado para eles, conhecido como arquivo de chave.
Esses scripts de configuração de rede “ifcfg” ficaram para trás após a chegada do NetworkManager e similares. Esses substitutos funcionam muito bem para a grande maioria dos usuários. No caso do NetworkManager, este manteve o suporte para arquivos ifcfg. No entanto, lidar com eles é uma bagunça e manter esse suporte tem se tornado muito complicado.
Distribuição Fedora Linux 36 tenta remover scripts de Rede “ifcfg”
A proposta de mudança, portanto, tem o comando da Red Hat para eliminar o suporte ao arquivo ifcfg de novas instalações do Fedora. Os responsáveis pelo sistema explicam que:
Dadas as complexidades decorrentes do legado histórico de arquivos ifcfg não sendo projetados (ou documentados) de uma forma particularmente voltada para o futuro, este foi um esforço enorme e complexo com todas as desvantagens: o código de suporte ifcfg é enorme (130 mil linhas, sem contar o enorme conjunto de testes) e tem sido constantemente uma fonte de bugs.
Assim, o que se espera com a proposta de mudança “NoifcfgFiles” é remover esse grande pedaço de código. Por duas principais razões: primeiro, esta é uma fonte de bugs e segundo, consome recursos de manutenção. Assim, não faz mais sentido manter esse código em pleno 2022.
No entanto, caso alguém ainda precise usar os arquivos ifcfg por alguma razão na sua distribuição Fedora Linux, não se preocupe. O suporte será mantido. No entanto, ele não estará presente por padrão em novas instalações. Assim, será necessária uma reconfiguração.