Documentos supostamente confidenciais da AMD vazaram e parecem oferecer detalhes sobre as mudanças na arquitetura Zen 3 que virão com a série Ryzen 4000.
Embora esse vazamento não pinte o quadro completo de como será a Zen 3, ele sugere que deve ser outra série de CPU forte para a AMD com muitas melhorias.
Documentos vazados da AMD oferecem novos detalhes da Zen 3
Os detalhes encontrados nos documentos reiteram algumas coisas que já sabemos, ao mesmo tempo que oferecem pedaços de novas informações. O documento parece ser uma referência de programação de processador.
As mudanças mais notáveis sugerem que as peças Zen 3 terão 16 núcleos, da mesma maneira que o Ryzen 9 3950X. Porém, teremos que esperar para ver; a AMD pode muito bem ter alguns truques na manga!
Além disso, a AMD está retrabalhando seu subsistema de cache: haverá um total de 32 MB de cache L3 compartilhados entre os núcleos. Curiosamente, a AMD também está reforçando o Scalable Data Fabric, que é o backbone de comunicação do Infinity Fabric, responsável pelo transporte de dados e coerência entre núcleos, controladores de memória e outros elementos de E/S. Os documentos observam que o Scalable Data Fabric agora pode lidar com 512 GB por canal DRAM.
Ainda mais, a arquitetura Zen 3 parece estar aumentando a interface de memória com dois controladores de memória unificados, com cada um suportando um canal DRAM e cada canal suportando dois DIMMs. Também haverá suporte para DDR4-3200, que era nativamente compatível com Zen 2.
Além de alguns solavancos na velocidade do clock, parece que a arquitetura Zen 3 melhorará a coerência e a latência sob o capô. Espera-se uma melhoria mensurável do IPC em relação às peças Zen 2.
Fonte: Tech Spot
AMD confirma revelação da Radeon 6000 e lançamento do Zen 3 para outubro
Laptop Linux TUXEDO Pulse 14 baseado em AMD pesa apenas 1.1Kg
Overclockers empurram DDR4 para frequência recorde usando Ryzen 4000 da AMD