Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8 com codificador FFV1

Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8 com codificador FFV1
Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8 com codificador FFV1

Se você está à procura de um bom editor de vídeo para Linux, dê uma olhada no Avidemux que lança versão 2.8 com codificador FFV1 e outros recursos interessantes, além de muitas melhorias no que já existia. Assim, o Avidimux 2.8 chegou quase dez meses depois da versão anterior e adiciona outros recursos importantes.

O programa, por exemplo, agora é capaz de fazer a conversão de vídeos HDR (High Dynamic Range) em SDR (Standard Dynamic Range). Além disso, ele faz o mapeamento de tom usando uma variedade de métodos. Possui, ainda, suporte de decodificação para o codec WMA9 Lossless. Outra novidade do programa é a capacidade de decodificação de trilhas de áudio TrueHD e suporte para elas em contêineres Matroska (MKV).

Por outro lado, o Avidemux 2.8 também traz de volta o codificador FFV1 (FF Video Codec 1). Esta é uma função que esteve presente na versão 2.5 do programa mas que sumiu das posteriores. Além disso, esta versão atualiza o filtro Resample FPS com Blend e opções de interpolação de movimento. O editor de vídeo também é capaz de de marcar pontos de corte no controle deslizante de navegação. Existem novos botões e atalhos para pular para esses pontos de corte.

Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8 com codificador FFV1

Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8  com codificador FFV1
Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8 com codificador FFV1

Além disso, o novo Avidemux tem a capacidade de desativar temporariamente os filtros ativos no Gerenciador de filtros de vídeo. O programa adiciona uma nova preferência que permite carregar imagens nomeadas sequencialmente em ordem reversa. Assim, é possível reverter os vídeos exportando uma seleção de imagens JPEG e carregando somente a primeira dessas imagens, por exemplo.

Da mesma forma, há um método unificado para comparar rapidamente entradas filtradas e não filtradas por meio do botão ‘Peek Original’. Esta função serve para visualizações de filtro. O usuário poderá, ainda, navegar na reprodução usando as teclas ou arrastando o controle deslizante de navegação com o mouse.

Se você pensa que acabam as novidades por aí, saiba que o novo Avidemux 2.8 também vem com um monte de melhorias. Entre elas, merecem destaque:

  • a capacidade dos filtros Resample FPS e Change FPS para lidar com até 1000 fps;
  • um medidor VU redesenhado (“Medidor de áudio”), aprimorado navegação por teclado no Video Filter Manager;
  • suporte total ao PulseAudio para controle de volume no aplicativo em sistemas Linux;
  • e escalonamento HiDPI aprimorado em visualizações.

Outra melhorias importante diz respeito ao filtro Cortar. Esta função recebeu uma máscara verde translúcida para visualizações. Esse filtro também é capaz de fazer cortes perfeitos ao usar a função Corte Automático. Outro filtro que foi melhorado é o Redimensionar. Ele tem uma opção de escala diferenciada e uma resolução de saída máxima aumentada de 8.192 × 8.192 pixels.

Além disso, será possível especificar as propriedades de cor com o plug-in do codificador de vídeo x264. Já o plug-in do dispositivo de áudio ALSA apresenta modificações. Ele vai usar o volume suave para fornecer controle de volume específico do aplicativo.

Mudanças na interface do usuário

A interface do usuário também recebeu algumas melhorias. Neste item, algumas coisas merecem destaque como a capacidade de colar carimbos de data e hora no formato 00: 00: 00.000 da área de transferência para a caixa de diálogo “Ir para a hora”. Isso pode ser facilmente aplicado ao usar atalhos de teclado Ctrl + Shift + C e CTRL + V. Por outro lado, há a capacidade de preservar o estado maximizado da janela, a posição da barra de ferramentas e a visibilidade do widget após a reinicialização.

O Avidemux 2.8 também corrigiu alguns problemas pontuais de reprodução sem resposta. Isso foi relatado por usuários da versão anterior. Outro problema resolvido foi o de tonalidade verde no filtro MPlayer eq2. Para isso, adiciona uma solução alternativa para evitar que eventos de tecla de navegação se acumulem. O programa redefine automaticamente o controle deslizante de polegar no final de um vídeo. Assim, evita que o arquivo de log do Avidemux ocupe seu espaço em disco.

Para finalizar a longa lista, o Avidemux 2.8 está usando a mais recente estrutura de multimídia de código aberto FFmpeg 4.4.1. Se você tiver interesse em atualizar, o programa pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Porém, a outra opção é esperar que ele chegue aos repositórios de sua distribuição Linux para fazer a atualização.

Via 9to5Linux