A distro elementary OS 6 que deve chegar ainda neste semestre será baseada no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa). A equipe do sistema operacional está iniciando 2020 com uma retrospectiva de tudo que eles conseguiram fazer em 2019 e um conjunto de metas para 2020, pois desejam melhorar ainda mais o sistema operacional baseado em Linux.
Em uma recente postagem no blog, o co-fundador Cassidy James Blaede fala sobre um 2019 “intenso e recorde” e também destaca alguns dos principais objetivos para 2020. Além disso, revela que o próximo grande lançamento é o elementary OS 6. Ele está a caminho e será baseado no próximo sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
O Ubuntu 20.04 LTS será lançado este ano e, subsequentemente, planejamos lançar o OS 6 elementar com uma base 20.04. Começamos parte do trabalho subjacente para migrar e construir contra bibliotecas mais novas, mas muito desse trabalho ainda está presente adiante, disse Cassidy James Blaede, co-fundador e CXO do ensino fundamental.
Metas para 2020
No entanto, até que o elementary OS 6 chegue, (a data é desconhecida), a equipe planeja fazer várias melhorias na distribuição GNU/Linux. Portanto, deve haver ainda neste semestre uma versão pontual com novos recursos e melhorias do elementary OS 5.
Uma das metas para 2020 é preparar o sistema operacional para o Wayland, mesmo que o plano não seja enviar o Wayland por padrão em 2020. Outra coisa que será aprimorada este ano é tornar o sistema operacional o mais personalizável possível para todos. Assim, devem ser criadas cores de destaque definidas pelo usuário e oferecendo um modo escuro muito esperado.
Além disso, os desenvolvedores desejam melhorar significativamente o suporte a gestos em 2020, implementando o suporte a one-to-one touch gestures. Do mesmo modo, eles já começaram a trabalhar para melhorar o suporte a gestos no menu Aplicativos e estão desenvolvendo os gestos de navegação em outras partes da interface do usuário.
Fonte: Softpedia