Em comunicado divulgado ontem, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês) votará em breve duas propostas para impedir as empresas americanas de fazer negócios com a Huawei e a ZTE.
EUA mirando forte na Huawei
A primeira proposta impediria que as empresas que recebem dinheiro do Fundo de Serviço Universal anual de US$ 8,5 bilhões da FCC adquirissem equipamentos e serviços da Huawei e da ZTE. Fundado em 1997, o Universal Service Fund permite que os provedores de telecomunicações subsidiem seus serviços para famílias de baixa renda.
A segunda proposta instalaria um processo para certas operadoras de telefonia rural removerem e substituirem equipamentos das duas empresas. Parte da proposta envolve avaliar quanto equipamento Huawei e ZTE as operadoras usam atualmente e fornecer assistência financeira para ajudar as operadoras a fazer a transição para alternativas.
A FCC votará nas propostas em 19 de novembro.
O presidente da FCC, Ajit Pai, em comunicado divulgado ontem, disse:
Quando se trata da segurança do 5G e da América, não podemos correr riscos e esperar o melhor.
Enquanto os Estados Unidos atualizam suas redes para a próxima geração de tecnologias sem fio — 5G — não podemos ignorar o risco de o governo chinês procurar explorar vulnerabilidades de rede para se envolver em espionagem, inserir malware e vírus e comprometer nossas redes de comunicação importantes.
Além disso, Pai disse que a Huawei e a ZTE “representam um risco inaceitável para a segurança nacional dos EUA”.
A Huawei e o governo chinês
O governo dos EUA afirma que a Huawei e a ZTE têm laços com o governo chinês. Além disso, ele afirma que as empresas poderiam usar seus produtos para espionar cidadãos e empresas. Dessa maneira, essas preocupações levaram os EUA a proibir o comércio com a Huawei em maio. Quanto à ZTE, a empresa está em regime probatório até 2022 por violações anteriores da lei comercial dos EUA.
Por fim, em uma resposta enviada ao site Android Authority, a Huawei enviou uma breve declaração (veja o início do artigo, em inglês). Além disso, o site Android Authority também entrou em contato com a ZTE em relação à declaração da FCC, mas não recebeu resposta.
Neste artigo, você viu que em breve, os EUA poderão tornar a vida da Huawei e da ZTE mais difícil.
Fonte: Android Authority
Leia também:
EUA levantam preocupações de segurança em relação ao 5G da Huawei com aliados do Golfo