Já que não se toma um providência, alguém foi lá e fez. Como santo de casa não faz milagres, uma empresa totalmente alheia à Microsoft lança patch de código aberto para corrigir um bug que pode danificar disco rígido no Windows 10. Esse problema ficou conhecido desde o último dia 9 de janeiro. Até então, era uma vulnerabilidade desconhecida no Windows 10.
É uma falha tão estranha que pode ser explorada não apenas digitando um pequeno comando. No entanto, ela afeta o dispositivo mesmo que o usuário se limite a visualizar a pasta na qual é o acesso direto a ele.
Aqui está um exemplo do que acontece quando inserimos o comando em questão:
Assim, cada vez que tentamos acessar esse caminho, o sistema detecta erroneamente o diretório como danificado ou corrompido, forçando o sistema a reiniciar para “reparar erros na unidade”. Normalmente, depois disso, o utilitário CHKDSK do Windows corrige o problema … embora alguns computadores tenham ficado inutilizáveis ??depois com o processo.
Empresa lança patch de código aberto para corrigir bug da Microsoft que pode danificar disco rígido no Windows 10
Dada a demora na resolução do problema pela Microsoft (e a falta de uma data estabelecida para isso), uma empresa decidiu desenvolver e distribuir um patch para o driver NTFS que resolve este bug irritante no Windows 10.
A OSR é uma empresa de desenvolvimento de software especializada em componentes e drivers para Windows. Seus programadores, motivados precisamente por terem perdido um de seus PCs com Windows 10 enquanto investigavam esse bug, decidiram criar o patch e carregá-lo no GitHub como código aberto.
Como instalar
Basta fazer o download do último arquivo compactado disponível (existem duas versões: 32 bits ou 64 bits), extrair seu conteúdo em uma nova pasta e, quando a tivermos aberta, pressionar CTRL + Shift + clique com o botão direito. Então, selecione a opção ‘Abrir janela do PowerShell aqui’.
Assim que o terminal estiver aberto, devemos inserir os seguintes comandos para instalá-lo :
RUNDLL32.EXE SETUPAPI.DLL,InstallHinfSection DefaultInstall 132 .i30flt.inf
wevtutil im i30flt.man
fltmc load i30flt
Se algo der errado e precisarmos desinstalar, basta digitar o seguinte:
RUNDLL32.EXE SETUPAPI.DLL,InstallHinfSection DefaultUninstall 132 .i30flt.inf
Entretanto, esse patch é apenas isso: um patch (seus criadores até o qualificam como um mero ‘filtro de mitigação’). Então, por isso, a OSR insiste que essa vulnerabilidade só terá uma solução definitiva por meio de uma atualização oficial do Windows. Porém, enquanto a empresa não cumpre com sua obrigação, esta é uma opção viável para um problema sério.
Genbeta