Categorias
Tecnologia

Especialistas pedem que usuários do Kodi Box desconectem seus dispositivos imediatamente!

Especialistas fazem um alerta global para os usuários do Kodi Box. Segundo eles, os dispositivos não apenas violam a lei, como também podem colocar todos os usuários em risco. A avalição foi feita pela Federação Contra Roubo de Direitos Autorais (FACT).

Segundo a análise, foi descoberto que vários modelos do Kodi Box, os mais populares fornecem conteúdo ilícito e ainda possuem falhas graves no equipamento. Falando assim, parece que é falha de segurança de dados, mas não é só isso.

Analisando a fundo toda a estrutura do Kodi Box, os especialista identificaram que há uma falha na montagem do equipamento, e que podem causar ferimentos graves por queimadura ou até mesmo, o equipamento pode causa incêndio.

A Electrical Safety First testou nove Kodi Box “populares” que foram retiradas de várias incursões em todo o Reino Unido, e nenhuma delas cumpriu os Regulamentos de Equipamentos Elétricos (Segurança) de 1994.

Dada a natureza dos problemas de segurança encontrados, [o pior resultado de um dos dispositivos com defeito] seria o incêndio, causando graves danos à propriedade e até fatalidades e, é claro, fatalidades por choque elétrico, Steve Curtler, gerente de segurança de produtos da Electrical Safety First, disse ao site Independent.

O Instituto de Propriedade Intelectual estima que mais de um milhão de dispositivos de streaming ilícitos, que tendem a ser players de mídia baratos e sem marca, pré-carregados com o software Kodi “legal” e addons piratas ilegais que permitem transmitir filmes, programas de TV e esportes ao vivo gratuitamente, foram vendidos no Reino Unido nos últimos dois anos.

A UE emitiu um aviso de recall para o OTT TV Box 4K Kodi devido a um sério risco de choque elétrico em junho, e uma invasão em Westminster em julho encontrou mais de 40 dispositivos de streaming ilegais que apresentavam risco potencial de eletrocussão ou incêndio.

Já no Brasil, algumas pessoas relatam a queima de equipamentos, mas sem foco de incêndio. E no alerta, os especialistas sugerem que os futuros compradores ou proprietários atuais, verifiquem se o Kodi Box possui:

  • Nome da marca ou logotipo do fabricante, modelo e número da marca do lote
  • Se há uma marca CE e se as classificações de tensão e corrente de saída marcadas na carga correspondem ao seu dispositivo elétrico
  • Se os pinos se encaixam no soquete facilmente e se há pelo menos 9,5 mm entre a extremidade dos pinos e a extremidade do carregador
  • Se ele vem com todas as instruções necessárias para uso e avisos adequados

Desta maneira, é possível evitar acidentes e comprar produtos que tenham sua vida útil limitada.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sair da versão mobile