Numa operação coordenada, a Europol encerra mais de 30.500 sites para distribuição de itens falsificados e de pirataria pela internet e prende três suspeitos.
Entre outras coisas, os domínios apreendidos ofereceram vários produtos falsificados e serviços pirateados. Por exemplo, o acervo incluía filmes pirateados, transmissão ilegal de televisão, música, eletrônicos, downloads de software crackeados, produtos farmacêuticos falsificados e outros produtos ilícitos.
No entanto, deve-se observar que os domínios da web apreendidos não incluem nenhum dos principais sites piratas na internet.
Europol encerra sites de pirataria
Durante a investigação, os policiais:
- encerraram um total de 30.506 domínios da web;
- prenderam três suspeitos;
- apreenderam 26.000 roupas e perfumes de luxo; 363 litros de bebidas alcoólicas e um número não especificado de dispositivos de hardware.
Além disso, os funcionários identificaram e congelaram mais de € 150.000 em várias contas bancárias e plataformas de pagamento on-line.
Os domínios foram confiscados e as detenções foram realizadas como parte de um esforço antipirataria em andamento, apelidado de In Our Sites X (IOS X), lançado pela Europol em 2014. Assim, ele foi executado com a ajuda dos estados membros da União Europeia (UE) e também de autoridades internacionais.
Europol uniu-se a outros países durante a investigação
Em seu comunicado à imprensa, a Europol afirmou:
O IOS, lançado em 2014, é a continuação de uma operação global conjunta que aumentou significativamente ano a ano.
Além disso, a operação é o resultado da abordagem abrangente que a Europol segue com o objetivo de tornar a internet um local mais seguro para os consumidores, fazendo com que mais países e parceiros do setor privado participem dessa operação e forneçam referências.
A operação foi apoiada por 18 estados membros da UE, incluindo Albânia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Sérvia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, assim como Hong Kong, China, Estados Unidos e Europa Oriental.
No ano passado, a iniciativa In Our Sites da Europol resultou no encerramento de mais de um milhão de domínios de sites de pirataria (violadores de direitos autorais). Estes sites foram flagrados vendendo peças automotivas falsificadas, componentes elétricos, itens de cuidados pessoais e outros produtos falsificados.
Fonte: The Hacker News
Leia também:
Mais um site de IPTV e um de Torrent foram fechados pela ACE