O Fedora 34 deve ser outro lançamento emocionante desta distribuição. Assim, ele deve chegar com muitas novidades em relação aos recursos. Entre o material que aguardamos neste lançamento de distribuição Linux na primavera de 2021 está o roteamento de todo o áudio através do PipeWire por padrão, habilitação do systemd-oomd por padrão, um pacote XWayland independente e muito mais. A última proposta envolve fazer uso do suporte DNF e RPM copy-on-write no topo do Btrfs com Fedora 34 para acelerar a instalação de pacotes.
O Fedora Workstation 33 iniciou a mudança para o sistema de arquivos Btrfs por padrão. Com o Fedora 34, está aproveitando ainda mais as vantagens do Btrfs e seus recursos de reflinking para suportar cópia na gravação RPM para acelerar instalações e atualizações de pacotes.
O RPM Copy on Write oferece uma experiência melhor para os usuários do Fedora, pois reduz a quantidade de I/O e compensa o custo da CPU da descompactação do pacote. RPM Copy on Write usa recursos de reflinking no btrfs, que é o sistema de arquivos padrão no Fedora 33, informa a proposta.
Fedora 34 vai acelerar instalação de pacotes com novo DNF e RPM Copy-On-Write Eyed
A proposta de mudança tem o comando de engenheiros do Facebook para modificar RPM e librepo. A ideia é enviar um novo plug-in “dnf-plugin-cow” para suportar cópia na gravação de RPM para reduzir a quantidade de I/O e compensar o custo de CPU do pacote de descompressão.
Segundo a proposta provisória, os pacotes seriam baixados e descompactados ‘inline’ durante os downloads em arquivos RPM otimizados localmente. Do mesmo modo, o link de referência “reflinking” seria empregado para reutilizar os dados já no disco.
Portanto, esta é uma grande mudança em todo o sistema e envolveria modificações no formato do arquivo para RPMs. Porém, os envolvidos acreditam que isso poderia reduzir pela metade o tempo de download e instalação do arquivo RPM.
Então, mais detalhes sobre esta proposta provisória do Fedora 34 através do Fedora Wiki.