O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) anunciou outros trabalhos em cima de recursos para o ciclo atual do Fedora 36, bem como para o Fedora 37, que deve ser lançado no final do próximo ano. Então, a ideia é que o próximo Fedora 36 estabelece ELN-Extras e, por outro lado, o Fedora 37 vai retirar ARMv7. Portanto, tudo isso deve ocorrer ao longo de 2022.
Indiscutivelmente o mais interessante do último lote de mudanças aprovadas é o Fedora 36 estabelecendo ELN-Extras. O ELN como “Enterprise Linux Next” continua forte com as várias mudanças organizacionais do Fedora, Red Hat, CentOS. ELN-Extras agora é um novo destino de compilação semelhante ao ELN, mas mais próximo em função dos Pacotes Extra para Enterprise Linux (EPEL). O ELN-Extras será o alvo para preparar e manter os pacotes planejados para EPEL N + 1, enquanto o ELN ainda tem como alvo o RHEL N + 1.
Depois de algumas semanas desde o lançamento do Fedora 35, mais trabalhos de recursos e planejamento para o Fedora 36 que deve chegar no começo de 2022 estão em andamento. Já aceitos para o Fedora 36 estão algumas das atualizações de pacote usuais que não são nenhuma surpresa para quem está vivendo na vanguarda. Entre essas atualizações estão Autoconf 2.71, Java OpenJDK 17 como o sistema JDK, PHP 8.1, OpenSSL 3.0, entre outros.
Fedora 36 estabelece ELN-Extras e Fedora 37 vai retirar ARMv7
A descrição relativa ao ELN-Extras é resumida como, “Esta será essencialmente uma extensão do Fedora ELN, com a principal diferença sendo que o conteúdo do ELN-Extras será definido pela comunidade Fedora / EPEL, enquanto o conteúdo do ELN é amplamente decidido pela gerência da Red Hat. Isso oferecerá aos usuários a oportunidade de garantir que seus aplicativos funcionarão nas próximas versões do RHEL, além de fornecer um mecanismo de inicialização para EPEL. Será muito mais fácil e rápido enviar uma composição de EPEL N + 1 se os pacotes iniciais já tiverem sido desenvolvidos para ELN-Extras.“
Também aprovado para o Fedora 36 nesta primavera está mostrando nomes de unidades em mensagens do systemd e removendo o suporte a extensões de fio. A interface de extensões sem fio legada foi substituída pela “nova” interface mac80211/cfg80211 há bem mais de uma década. O suporte legado está obsoleto há muito tempo e agora finalmente está sendo removido.
E sobre o Fedora 37?
Enquanto isso, o aprovado para o Fedora 37 está retirando o suporte à arquitetura ARMv7. O ARMv8 já existe há uma década e isso eliminará a última arquitetura de CPU completa de 32 bits suportada pelo Fedora (alguns pacotes x86 de 32 bits continuam a ser construídos para uso em x86_64).
Mais detalhes sobre o último lote de alterações aprovadas de recursos do Fedora por meio desta postagem na lista de discussão.
Via Phoronix