O Fedora 39 esperado para breve deve trazer uma substituição importante do DNF, libdnf e dnf-automatic pela nova ferramenta de empacotamento DNF5 e biblioteca de suporte libdnf5. Sendo assim, o DNF5 deve melhorar a experiência do usuário e oferecer melhor desempenho para lidar com gerenciamento de software no Fedora Linux. Em resumo, a versão 39 do Fedora Linux parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada.
A proposta de mudança ainda precisa ser aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas dado o envolvimento da Red Hat com o DNF(5), isso provavelmente será aprovado e esperançosamente tudo finalizado a tempo de ser concluído durante o Ciclo Fedora 39.
A proposta de mudança resume as coisas da seguinte forma:
O novo DNF5 proporcionará uma melhoria significativa nas experiências e no desempenho do usuário. A substituição é o segundo passo na atualização da pilha do Fedora Software Management. Sem a mudança, haverá múltiplas ferramentas de gerenciamento de software (DNF5, antigo Microdnf, PackageKit e DNF) baseadas em diferentes bibliotecas (libdnf, libdnf5), fornecendo um comportamento diferente e não compartilhando um histórico. Também podemos esperar que o DNF tenha apenas suporte limitado do upstream. O desenvolvimento do DNF5 foi anunciado na lista Fedora-Devel em 2020.
Fedora 39 parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada
Faça do DNF5 a nova ferramenta de empacotamento padrão. A mudança substituirá DNF, LIBDNF e DNF-AUTOMATIC com o novo DNF5 e a nova biblioteca Libdnf5.
O DNF5 elimina o código Python para produzir um sistema menor, desempenho mais rápido e substituir as ferramentas DNF e microdnf existentes. O DNF5 também unifica o comportamento da pilha de gerenciamento de software, introduz um novo daemon como uma alternativa ao PackageKit para RPMs e deve ter um desempenho muito melhor. Pode-se esperar um desempenho mais rápido em relação à consulta de repositórios, operações consultivas, consultas RPM e compartilhamento de metadados.
Aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre os planos provisórios para o DNF5 no Fedora 39 podem ver a proposta de mudança no Fedora Wiki como uma inovação empolgante para esperar em 2023.
A equipe da Red Hat, portanto, já desenvolve o DNF 5 em substituição ao yum e ao DNF atual. O DNF 5 está sendo desenvolvido agora para permitir a quebra da API/ABI, principalmente ao descartar o PackageKit. Então, em seu lugar, vai desenvolver um novo serviço DBus. Assim, deve fornecer uma interface para aplicativos de gerenciamento de pacotes baseados em GUI.