O Fedora Workstation há muito tempo usa a sessão Wayland do GNOME por padrão, mas continuou a instalar a sessão X.Org do GNOME para fins de fallback ou aqueles que optaram por usá-la em vez disso. Mas para o lançamento do Fedora Workstation 41 no final do ano, há um plano recém-aprovado para não ter mais essa sessão do GNOME X.Org instalada por padrão.
Recentemente foi aberto um ticket do Fedora Workstation para não instalar mais a sessão do GNOME X.Org por padrão. Isso é apenas sobre se a sessão X.Org está pré-instalada, mas continuaria a viver no repositório para aqueles que desejam instalá-la explicitamente.
Fedora Workstation 41 para não instalar mais o GNOME X.Org sessão por padrão
O grupo de trabalho do Fedora Workstation decidiu avançar com esta mudança para o ciclo do Fedora 41, não para a próxima versão do Fedora 40:
“O Fedora Workstation WG discutiu isso hoje e concordamos que deveríamos fazer isso para o Fedora 41, já que já é tarde demais para o F40 e ele deve realmente ser tratado como uma mudança em todo o sistema de qualquer maneira.”
Portanto, enquanto aguarda qualquer obstáculo por parte da FESCo, o que é improvável. O Fedora Workstation 41 não instalará a sessão do X.Org do GNOME por padrão. Viva Wayland.