O mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou hoje o lançamento do Clonezilla Live 2.7.3, uma nova atualização deste popular sistema live baseado no utilitário gratuito de clonagem e imagem de disco Clonezilla de código aberto. Então a distribuição Linux Clonezilla Live 2.7.3 acaba de ser lançada com várias melhorias.
Quase três meses após o Clonezilla Live 2.7.2, o lançamento do Clonezilla Live 2.7.3 está aqui com uma base de pacotes atualizada que foi sincronizada com o repositório de software Debian Sid (Unstable) em 17 de agosto de 2021, e kernel mais recente baseado em Linux 5.10.46 LTS.
Clonezilla Live 2.7.3 não é uma versão importante, mas inclui algumas melhorias importantes para tornar sua experiência de clonagem / imagem de disco melhor. Por exemplo, ele introduz um mecanismo na ferramenta ocs-clean-disk-part-fs (anteriormente ocs-clean-part-fs) para limpar os metadados RAID no disco, um novo programa para expandir LVM (Logical Volume Manager) chamado ocs -expand-lvm, bem como suporte para montagem de dispositivos BitLocker (Windows 10) como repositórios de imagem.
Ferramenta de clonagem Clonezilla Live 2.7.3 lançada com várias melhorias
Além desses novos recursos, há várias melhorias na funcionalidade existente, como um mecanismo aprimorado para expandir o LVM quando -k1 (portanto, -r) está ativado, a capacidade de anexar o --force
parâmetro à --rescue
opção para Partclone ser executado no modo de recuperação, bem como suporte curinga para nomes de dispositivo e a capacidade de usar “all” como todos os discos locais não ocupados na ferramenta ocs-restore-mdisks.
Além disso, esta versão atualiza a ferramenta ocs-resize-part para verificar se o formato do dispositivo existe, melhora o mecanismo para determinar se /dev/md * é um disco ou partição, atualiza as informações de uso para a opção -j2
no ocs- sr e adiciona as opções -bm
e -em
short para os modos iniciante e especialista nos comandos drbl-ocs, ocs-live-feed-img, ocs-onthefly, ocs-restore-mdisks e ocs-sr.
Outros detalhes
- O sistema operacional GNU/Linux subjacente foi atualizado. Esta versão é baseada no repositório Debian Sid (em 2021/agosto/17).
- O kernel do Linux foi atualizado para 5.10.46-1.
- ocs-restore-mdisks: suporte curinga para o nome do dispositivo. Por exemplo, ocs-restore-mdisks -b -a choose -p “-g auto -e1 auto -e2 -r -j2 -c -scr -p true” focal-mbr-20210531 sd *
- ocs-restore-mdisks: “all” pode ser usado como todos os discos locais não ocupados Ref: https://sourceforge.net/p/clonezilla/discussion/Help/thread/96f1b89d10 Ele fará uma contagem regressiva de 15 segundos, não 7 segundos antes acontecendo para o nome do dispositivo é atribuído como “todos”
- Atualize USAGE sobre a opção -j2 para ocs-sr. Adicione mensagens de aviso sobre como ignorar a opção “-j2” (clone_hidden_data) quando estiver em restoreparts. Ref: https://sourceforge.net/p/clonezilla/bugs/361/
- O pacote python3-crypto foi removido porque não é usado no Clonezilla live.
- Adicione opções curtas -bm & -em para os modos iniciante / especialista em: drbl-ocs, ocs-live-feed-img, ocs-onthefly, ocs-restore-mdisks e ocs-sr.
- Suporte a montagem de dispositivo bitlocker como repositório de imagens. Obrigado a fiddyschmitt por solicitar isso. Ref: https://github.com/stevenshiau/clonezilla/issues/58
- ocs-clean-part-fs foi renomeado como ocs-clean-disk-part-fs.
Com este lançamento, o Clonezilla Live agora detecta corretamente imagens NTFSclone descompactadas e não envia mais o pacote python3-crypto, pois não era usado no Clonezilla Live. Para obter mais detalhes sobre essas mudanças, visite a página de anúncio de lançamento e, enquanto isso, clique nos botões abaixo para baixar sua cópia agora para sistemas de 64 ou 32 bits.
Via 9to5Linux