A distribuição Linux Finnix 121 Live acaba de ser lançada com foco em atender as necessidades de administradores de sistemas. O anúncio foi feito hoje pelo desenvolvedor da distro, Ryan Finnie. No início de maio, os desenvolvedores do Finnix celebraram o 20º aniversário do projeto com o lançamento do Finnix 120, tornando o Finnix um dos LiveCDs mais antigos para administradores de sistema que ainda são mantidos e atualizados com as tecnologias GNU/Linux e Open Source mais recentes.
Não deixa de ser uma grande surpresa uma distro ser mantida por tanto tempo. Assim, a nova versão, Finnix 121, traz uma série de novidades que incluem uma nova base dos repositórios de teste do Debian. Assim, esta versão é baseada na futura série Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” do sistema operacional tocado pelo Projeto Debian atualmente em desenvolvimento.
Um monte de novas ferramentas também estão presentes nesta versão, incluindo
- range;
- cpu-checker;
- edid-decode;
- pmitool;
- ldpd;
- athtool;
- sdparm;
- ipcalc;
- socat;
- xorrisoe zfs-fuse.
No entanto, outras foram totalmente retiradas:
- sl;
- cdbackup;
- dvd+rw-tools;
- wodim (substituído por xorriso);
- e pacotes liloe udisks2-vdo.
Finnix 121 Live Linux lançada com foco em administradores de sistemas
E também há vários aprimoramentos, como compactação de troca zram, suporte para exibição de códigos de saída diferentes de zero no PS1, acesso mais fácil à configuração do teclado graças a um novo comando “0” e GRUB como carregador de inicialização padrão para sistemas BIOS e UEFI.
Entre outras mudanças dignas de nota, Finnix 121 melhora o acesso remoto SSH e reimplementa agentes SSH compartilhados por usuário. Além disso, torna os consoles serial-getty utilizáveis, remove o som de bipe durante a inicialização e otimiza o layout do ISO para CD-ROMs.
Você pode baixar Finnix 121 agora mesmo do site oficial ou usando o botão de download direto abaixo. Visto que é voltado principalmente para administradores de sistema, Finnix não usa um ambiente gráfico. Outro detalhe importante é que esta versão é alimentada pela série de kernel Linux 5.7.