Sem muito alarde, a Mozilla já disponibilizou uma nova versão do navegador Firefox, a 108.0.2 que corrige vários problemas de travamentos na reprodução de vídeo e gerenciamento de histórico do navegador. A nova versão do navegador da Mozilla está disponível para Linux e Windows.
A primeira correção resolve uma falha relacionada à reprodução de vídeo no Mac OS X 10.12 – 10.14 e a segunda correção aborda uma falha ao gerenciar o histórico do navegador. De acordo com as entradas do Bugzilla, ambos os problemas foram originalmente programados para atualizações maiores no futuro. Porém, devido à ocorrência dos problemas, foi decidido que um lançamento pontual deveria ser enviado aos usuários.
Firefox 108.0.2 corrige travamentos na reprodução de vídeo e gerenciamento de histórico do navegador
Para obter essas correções do Firefox 108, você só precisa atualizar a instalação do Firefox. Você pode fazer isso acessando o menu do Firefox, pressionando Ajuda e encontrando Sobre o Firefox. A caixa de diálogo exibida permitirá que você saiba se há alguma atualização disponível. Se você não quiser atrapalhar esse processo, deixe o Firefox instalar a atualização automaticamente em seu próprio tempo.
O relatório do Bugzilla para a falha do histórico do navegador é bastante interessante, em um dos pedidos de aprovação de atualização sugere que a falha foi “trivial” de consertar e que havia um problema com algum “código antigo”. Isso apenas mostra como é grande a base de código do projeto do navegador. Assim, o código pode permanecer sem alterações por tempo suficiente para ser chamado de antigo. De acordo com o Mozilla Hacks em 2020, o Firefox tem enormes 21 milhões de linhas de código.
Outras pequenas falhas corrigidas
Além dessas duas importantes correções de bugs, a Mozilla, na seção Alterado das notas de lançamento, disse que o menu de dispositivos de compartilhamento de guias para WebRTC foi para o menu de ferramentas apenas no macOS. O item saiu porque o WebRTC cria dinamicamente esta entrada de menu no menu do Windows no macOS, que pode parar de funcionar quando a lista de itens de menu foi modificada.
A próxima versão principal, Firefox 109, deve sair em breve, mais precisamente em 17 de janeiro. De acordo com as notas de versão beta, o Manifest versão 3 estará presente por padrão no Firefox 109.