Categorias
Tecnologia

Free Software Foundation pretende lançar plataforma de hospedagem e colaboração de códigos este ano

A Free Software Foundation está planejando lançar sua própria plataforma de colaboração e hospedagem de código público em 2020. A Free Software Foundation “Forge” complementará seus servidores Savannah existentes e antigos, usados para hospedagem de código. A grande questão, portanto, é encontrar uma solução de software livre existente para que possam adaptar para seus propósitos.

 Atualmente, os membros da equipe de tecnologia da FSF estão revisando o software baseado na Web que ajuda as equipes a trabalhar em seus projetos, com recursos como solicitações de mesclagem, rastreamento de bugs e outras ferramentas comuns. O novo site complementará os atuais servidores GNU e não GNU Savannah, que continuaremos a apoiar e melhorar, em colaboração com sua incrível equipe de voluntários.

Free Software Foundation pretende lançar plataforma de hospedagem e colaboração de códigos este ano

Atualmente, a equipe da Free Software Foundation está avaliando opções com base em critérios éticos e práticos. Assim, deve haver um paralelo como se o JavaScript fosse considerado software livre com LibreJS. Além disso, há outros requisitos mais rigorosos de software livre.

Embora o GitLab seja amplamente usado por vários projetos de código aberto, e não o GitHub, o GitLab já foi descartado pela Free Software Foundation. Tudo porque a FSF não gosta do GitLab. O motivo é o uso do Google ReCAPTCHA.

A infraestrutura é muito importante para o software livre e é lamentável que atualmente tanto desenvolvimento de software livre dependa de sites que não publicam seu código fonte e exija ou incentive o uso de software proprietário. Nossos critérios de repositório ético da GNU visam estabelecer um alto padrão para hospedagem de código de software livre, e esperamos encontrá-lo.

Alternativas já existentes

Free Software Foundation pretende lançar plataforma de hospedagem e colaboração de códigos este ano

No momento, o principal concorrente da Free Software Foundation está usando o Pagure como base para sua plataforma, mas tem algumas reservas quanto a isso, pois o JavaScript é necessário para uma experiência agradável. Gitea e Sourcehut são outras opções que eles também estão explorando, porém, ambos têm vantagens e desvantagens.

Mais detalhes sobre o esforço contínuo da FSF em criar uma nova plataforma de hospedagem de código podem ser encontrados no anúncio da FSF.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile