No mês passado, o KDE Plasma 5.25 foi lançado como o mais novo lançamento de recurso para este ambiente de desktop de código aberto baseado em Qt. Infelizmente para os usuários de desktop do FreeBSD, aqueles que usam o KDE ficarão presos por mais algum tempo no Plasma 5.24 devido à falta de infraestrutura de segurança. Portanto, o FreeBSD atrasa uso do KDE Plasma 5.25 devido à falta de infraestrutura de segurança adicional.
O empacotador KDE do FreeBSD, Adriaan de Groot, compartilhou que o Plasma 5.25 está atualmente suspenso para o FreeBSD e, assim, preso na série Plasma 5.24 por enquanto.
O problema em questão é que o KDE Plasma 5.25 espera suporte ao PAM para gerenciamento de senhas. Infelizmente, toda essa infra-estrutura de segurança ainda não está empacotada no FreeBSD. Então, se eles construíssem o Plasma 5.25 para o FreeBSD sem o suporte a PAM, isso significaria que nenhuma tela de bloqueio funcionava e coisas do gênero.
FreeBSD atrasa uso do KDE Plasma 5.25 devido à falta de infraestrutura de segurança adicional
Existem alguns pacotes (ports) atualmente trabalhando para essa infraestrutura PAM (Pluggable Authentication Modules) necessária, incluindo um módulo security/pam-pwauth_suid de um ano e meio do NetBSD, mas sem atividade. Mas até que todos esses bits necessários estejam no lugar, por enquanto o Plasma 5.24 será a última versão oferecida atualmente no FreeBSD.
O problema estaria nas senhas
O KDE Plasma 5.25 quer falar com o PAM para obter senhas – bloqueio e desbloqueio da tela, por exemplo. A infraestrutura para isso não estava lá por padrão no FreeBSD. Há esta revisão do Phabricator para o FreeBSD que adiciona parte do quebra-cabeça.
Aqui está um PR adicionando um módulo PAM possivelmente relevante, de um ano e meio atrás. Então as peças do quebra-cabeça estão lá, só que ainda não montadas (ou talvez estejam espalhadas no chão e precisamos procurar).
Portanto, todos esses adoráveis lançamentos do KDE Plasma para a série 5.25, com melhorias na aparência e nas cores, terão que esperar um pouco mais. Não adianta muito ter uma bela tela de bloqueio com aparência e cores configuráveis, e nenhuma maneira de desbloqueá-la.
Mais detalhes para os interessados no blog do Adriaan.