O HarmonyOS é um sistema operacional projetado para tudo, de TVs e alto-falantes inteligentes a dispositivos IoT e wearables. A Huawei confirmou anteriormente que a plataforma também suporta smartphones, mas o fundador da empresa, Ren Zhengfei, não acha que o HarmonyOS seja um rival para Android e iOS.
A proibição comercial dos EUA contra a Huawei forçou a empresa a tomar medidas drásticas, com a plataforma HarmonyOS da empresa sendo uma dessas iniciativas.
Fundador da Huawei não vê o HarmonyOS como rival do Android e do iOS
O fundador da Huawei disse à revista Dragon (via South China Morning Post) que os dispositivos Android e Apple desfrutaram de vendas “massivas”, com pessoas acostumadas a essas plataformas. Assim, ele acrescentou que o HarmonyOS era uma solução para a proibição comercial dos EUA, e não um rival das plataformas estabelecidas.
Ele brincou na entrevista:
A Huawei é recém-chegada, por isso seria muito difícil superar os sistemas operacionais Android e Apple. Pode levar um longo período de tempo, mas não mais de 300 anos.
Além disso, Ren observou que a Huawei viu um aumento nas peças adquiridas dos EUA em 2019, apesar da proibição comercial dos EUA entrar em vigor em maio do ano passado. Ele disse:
Adquirimos US$ 18,7 bilhões em peças dos EUA no ano passado, um grande aumento em relação aos US$ 11 bilhões do passado. Não estamos pensando em substituir os componentes dos EUA. [Os EUA] sempre serão nossos bons amigos.