Tecnologia

Gerenciador de pacotes Winget do Windows acaba de ser atualizado

Gerenciador de pacotes Winget do Windows acaba de ser atualizado
Gerenciador de pacotes Winget do Windows acaba de ser atualizado

O gerenciador de pacotes Winget do Windows 10 e 11 acaba de ser atualizado. O Winget é uma ferramenta pré-instalada no SO-, semelhante o APT (para Debian Linux e derivados). Com Winget, é possível baixar e instalar o software para nossos equipamentos individualmente, a partir de uma longa lista de sites.

No entanto, apesar de suas vantagens, Winget tem um claro obstáculo quando se trata de se popularizar: o Windows oferece apenas o console do sistema como método de gerenciamento de atualizações e instalações de pacotes.

A verdade é que o modo texto não é o método mais atraente para introduzir o usuário inexperiente no uso de sistemas de pacotes: e por isso, neste momento, mesmo os sistemas operacionais baseados em Unix (Linux, BSD …) contam com front -ends que permitem que você use esses sistemas em modo gráfico.

Facilitando a tarefa: janelas em vez de comandos

O que muitos usuários não sabem é que o Winget tem um front-end gráfico (embora não oficial) chamado WingetUI (sigla para ‘Winget User Interface’), cuja versão 1.5.2 foi lançada ontem à tarde, com todos os tipos de melhorias de desempenho . Também foram resolvidos problemas pré-existentes que faziam com que os pacotes instalados da própria Microsoft Store nem sempre fossem mostrados como ‘Instalados’.

“Com este aplicativo, você poderá baixar, instalar, atualizar e desinstalar facilmente qualquer software publicado nos gerenciadores de pacotes suportados.” Sim, ‘managers’, porque além do Winget, o WingetUI tem suporte para instalar pacotes Scoop também… e “a ideia é adicionar mais gerenciadores de pacotes no futuro”, então talvez acabemos vendo como o WingetUI instalar pacotes Chocolatey.

Além disso, o programa incorpora recursos extras muito valorizados pelos administradores de sistema, como a possibilidade de enfileirar as instalações de forma a evitar conflitos de dependência ou permitir que o usuário selecione qual versão específica de cada aplicativo deseja instalar.

Existem várias maneiras de instalar o WingetUI. Primeiro, baixe a versão mais recente do instalador do repositório oficial WingetUI. A segunda é instalar o aplicativo a partir da linha de comando, usando um dos dois gerenciadores de pacotes compatíveis com WingetUI.

Winget:

winget install wingetui

No caso do Scoop:

scoop bucket add extras

scoop install wingetui