O Projeto GNOME lançou oficialmente hoje o ambiente de área de trabalho GNOME 40. Esta é uma grande versão que promete muitas melhorias neste popular ambiente gráfico para distribuições GNU/Linux. Foram seis meses de trabalho até a chegada do GNOME 40 que encerra a série GNOME 3.x.
Já falamos muito sobre as principais mudanças. A maior delas, no entanto, é o redesenho da Visão Geral das Atividades. No GNOME 40, a Visão Geral das Atividades será a primeira coisa que você verá após o login. Ele vem com melhor organização espacial de visão geral com navegação horizontal e dock, navegação aprimorada no touchpad usando gestos, navegação e inicialização de aplicativos mais envolventes e também contribui para um melhor desempenho de inicialização de sua distribuição Linux.
Os espaços de trabalho na Visão Geral de Atividades renovada agora são organizados horizontalmente e aparecerão em uma sequência contínua da esquerda para a direita, permitindo que os usuários os movimentem e percorram.
Além disso, o novo design apresenta ícones de aplicativos para janelas e o título da janela ao passar o mouse para facilitar sua identificação. Outras mudanças importantes no GNOME 40 incluem um navegador GNOME Web (Epiphany) reformulado que agora apresenta uma barra de guias totalmente renovada com suporte para tela de toque, posicionamento automático para novas guias, ícones indicadores, arrastar e soltar totalmente funcional, novos atalhos de teclado e muito mais.
O aplicativo GNOME Software também recebeu um novo design com melhor integração Flatpak e Flathub, a capacidade de exibir as alterações recentes para cada aplicativo na caixa de diálogo do histórico de novas versões e um mecanismo de atualização muito aprimorado para reduzir a frequência de lembretes.
GNOME 40 Desktop Environment oficialmente lançado
No entanto, isso não é tudo, pois o GNOME 40 também traz novos recursos para o aplicativo GNOME Calculator, como unidade de conversão de metric cups, várias melhorias para miniaturas, acessibilidade da tela de login aprimorada, manipulação aprimorada de URLs do OpenStreetMap no aplicativo GNOME Maps, bem como suporte ao Do-not-disturb.
Além disso, o aplicativo GNOME System Monitor tem uma interface do usuário renovada e aprimorada com cores aleatórias para os núcleos, precisão de dois decimais para o uso da CPU e um novo recurso de aprimoramento da CPU.
O aplicativo GNOME Weather apresenta um grande redesenho com novos gráficos e uma interface do usuário adaptável para dispositivos móveis e desktop. O gerenciador de arquivos Nautilus agora oferece suporte a data e hora de criação de arquivo, navegação em Google Drives compartilhados e tem uma nova janela de preferências.
Além disso, agora mostra uma visualização ao definir o papel de parede, oferece estimativas de tempo mais precisas para operações de arquivo em andamento e permite que você execute arquivos de texto ??diretamente do aplicativo.
Por último, o gerenciador de janelas Mutter recebeu muitas melhorias para trabalhar melhor no Wayland, permitir que clientes de desktop remotos especifiquem a origem da rolagem, oferecer suporte ao bloqueio do botão de rolagem e ao switch de modo tablet.
Por outro lado, o GNOME 40 torna possível acessar compartilhamentos SFTP protegidos por autenticação de dois fatores e torna mais fácil configurar atalhos de teclado e Wi-Fi.
Em breve nos repositórios oficiais e nas novas versões do Ubuntu e do Fedora Workstation
A maioria dos usuários será capaz de atualizar, instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 40 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ??de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
O primeiro grande lançamento do sistema operacional Linux a ser fornecido com o GNOME 40 por padrão este ano será o Fedora Linux 34, que deve ser lançado no final de abril de 2021. O Fedora Linux 34 Beta lançado outro dia já inclui o desktop GNOME 40 final, se você quiser levá-lo para um test drive agora. Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.
9to5 Linux