O novo ambiente de trabalho GNOME 42 está com previsão de lançamento somente para 23 de março do ano que vem e a principal novidade é que ele tem opção de tema escuro. Porém, muitos usuários sequer conhecem o novo GNOME 41, que não fez sua estreia oficial em distribuições Linux em que é usado por padrão, como o Ubuntu e o Fedora Workstation. Assim, estas são as primeiras informações em torno do novo GNOME 42.
Os desenvolvedores do GNOME publicaram recentemente o cronograma de lançamento para o ambiente de desktop GNOME 42, com lançamento previsto para o próximo ano em 23 de março. Será a segunda grande atualização da série GNOME 4x e o desenvolvimento começou lentamente neste mês.
GNOME 42 Desktop tem opção de tema escuro
O GNOME 42 seguirá a mesma rotina dos ciclos de desenvolvimento do GNOME 40 e do GNOME 41, o que significa que os testadores públicos poderão realizar os marcos Alpha, Beta e Release Candidate (RC) para um test drive em seus computadores pessoais.
Este é o cronograma oficial de lançamento do GNOME 42:
- GNOME 42 Alpha – 8 de janeiro de 2022
- GNOME 42 Beta – 12 de fevereiro de 2022
- GNOME 42 RC – 5 de março de 2022
- GNOME 42 Final – 23 de março de 2022
Portanto, os desenvolvedores do GNOME têm cerca de três meses para implementar novos recursos até que possamos colocar as mãos no primeiro lançamento de desenvolvimento, a versão Alpha. O estágio de Congelamento da IU é definido após o lançamento da versão Beta em meados de fevereiro, o que significa que nenhuma alteração significativa da IU será feita.
Enquanto isso, os desenvolvedores e usuários do GNOME poderão participar de outro evento importante, o GNOME Asia Summit 2021, que acontecerá online no próximo mês de 20 a 21 de novembro.
Quanto aos novos recursos do GNOME 42, haverá uma preferência de estilo escuro em todo o sistema semelhante ao que podemos experimentar atualmente no Android, macOS, iOS e outros sistemas operacionais modernos. Como você deve ter adivinhado, haverá uma opção em Configurações ou GNOME Shell para ativar ou desativar rapidamente o modo claro/escuro.
Além disso, a nova preferência de estilo escuro em todo o sistema suportará agendamento dia/noite com sincronização automática do papel de parede, mas os desenvolvedores notaram o fato de que esse recurso não será forçado em todos os aplicativos.
Enquanto isso, se você estiver usando as versões GNOME 40 ou 41, certifique-se de mantê-los atualizados com as manutenção mais recentes. O GNOME 40.6 e o ??GNOME 41.1 estão programados para o final de outubro e devem chegar às suas distribuições GNU/Linux favoritas no início de novembro.
Via 9to5Linux