Godot 4.0 Engine adiciona modo Movie Maker

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Além do renderizador Vulkan e uma infinidade de outras melhorias que vêm com o Godot 4.0, uma adição tardia da v4.0 para este motor de jogo de código aberto de muito sucesso está introduzindo um modo de criador de filmes. Portanto, o Godot 4.0 Engine adiciona modo Movie Maker.

Semelhante a vários mecanismos de jogos proprietários que adicionam recursos de produção de filmes/animações para casos de uso, desde a criação de filmes animados até cenas pré-gravadas para jogos, o Godot 4.0 está adicionando seu próprio modo de criador de filmes.

O Movie Maker da Godot 4.0 foi projetado com ele em mente para criar trailers de jogos, cenas para uso em videogames, animações geradas processualmente pré-gravadas ou design de movimento e para comparar a saída visual de diferentes configurações gráficas, shaders e renderização técnicas. Atualmente, esse novo recurso Godot Engine suporta formatos de saída de MJPEG em um contêiner AV1 e sequências de imagens PNG com áudio WAV.

Godot 4.0 Engine adiciona modo Movie Maker

Godot 4.0.alpha – Movie Maker mode demo

Mais detalhes sobre o modo criador de filmes que vem com o Godot 4.0 podem ser encontrados no blog do Godot Engine.

Godot 4.0 Engine adiciona modo Movie Maker

documentação da Godot tem mais informações sobre como criar filmes usando esse novo recurso do Movie Maker.

Patches Postados para GCC LTO Otimizando o Kernel Linux

Desde o ano passado, ao construir o kernel Linux usando o compilador Clang do LLVM, foi possível habilitar otimizações de tempo de link (LTO) para o kernel build. Construir o kernel Linux com GCC não tem suporte LTO, enquanto uma série de patches postada é a mais recente tentativa de fazer isso acontecer.

Desde que foi mesclado no Linux 5.16, o suporte ao Clang LTO continuou no kernel do Linux não apenas em nome do desempenho, mas também foi necessário para o suporte CFI baseado em Clang com o kernel.

Voltando uma década e muito antes de o Clang poder construir o kernel Linux principal, havia patches GCC LTO para o kernel Linux, mas nunca foram mesclados. Linus Torvalds expressou naquela época também que ele era não convencido por LTO’ing o kernel. Mas agora, à medida que nos aproximamos do final de 2022, há uma nova tentativa de suporte GCC LTO para o kernel.

Jiri Slaby da SUSE enviou esta série de patches de suporte GCC LTO como uma “primeira chamada para comentários” e é baseada em parte em patches anteriores de Andi Kleen, bem como no trabalho do colega engenheiro da SUSE Martin Liska.

Otimizações

Embora as otimizações de tempo de link do compilador em geral sejam benéficas para o desempenho devido à capacidade de fazer otimizações ao levar em consideração todo o programa/base de código no estágio de link, no caso do GCC LTO’ing do kernel Linux pelo menos com os últimos testes realizados pelos desenvolvedores do kernel eles não conseguiram registrar muita diferença.

Além das diferenças de desempenho insignificantes em seus testes, eles também descobriram que o kernel LTO era maior devido a mais inlining acontecendo.

De qualquer forma, para os interessados nesses últimos patches para LTO do kernel com o compilador GCC, eles podem ser encontrados na lista de discussão do kernel.

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