Google Pixel 8 não terá suporte ao Gemini Nano apesar de ter o mesmo chip do modelo Pro

gemini-nano-esta-habilitando-recursos-de-ia-em-telefones-intermediarios

No lançamento de recursos do Google Pixel em dezembro, o Pixel 8 Pro ganhou o poder do Gemini Nano. No entanto, embora o Google Pixel 8 e 8 Pro tenham o mesmo SoC, foi confirmado que o smartphone não-Pro não possui Gemini Nano. O Google revelou isso no #TheAndroidShow, onde a empresa falou sobre um grande número de tópicos, incluindo Android 15, MWC e modelos de IA.

Por que o Google Pixel 8 não recebe o Gemini Nano?

Durante a parte de perguntas e respostas do #TheAndroidShow, Terence Zhang, engenheiro do Google, falou sobre o motivo pelo qual o Pixel 8 não recebeu o Gemini Nano. De acordo com Zhang, é “devido a algumas limitações de hardware”. Mas, como mencionado anteriormente, ambas as variantes não Pro e Pro compartilham o mesmo SoC, o Tensor G3.

A verdade é que o problema é a RAM. Como você deve saber, o Google Pixel 8 possui 8 GB de memória, enquanto o 8 Pro possui 12 GB. Mas, novamente, já vimos o Gemini Nano funcionar no Galaxy S24 que vem com 8 GB de RAM. E funciona perfeitamente com o Magic Compose no dispositivo. Mas, nesse caso, é preciso entender que o Galaxy S24 vem com um SoC poderoso.

Toda a nova série Galaxy vem com o Snapdragon 8 Gen 3. Portanto, mesmo que o Google Pixel 8 possa ter o poder de rodar o Gemini Nano, o Google não quer que isso afete o resto da experiência do usuário.

google-pixel-8-nao-tera-suporte-ao-gemini-nano-apesar-de-ter-o-mesmo-chip-do-modelo-pro

Caso você tenha perdido, o Gemini Nano alimenta o Gboard Smart Reply em aplicativos de mídia social e o recurso de resumo do Google Pixel 8 Pro. Embora o modelo não-Pro esteja confirmado para obtê-los, o Google disse que está trabalhando para disponibilizá-lo para mais dispositivos. Para ser exato, chegará a “dispositivos de última geração em um futuro próximo”.

Gemini Nano

Gemini Nano é a versão menor e mais eficiente de uma nova família de modelos de IA desenvolvidos pelo Google DeepMind. Ao contrário dos modelos AI anteriores, o Gemini Nano pode ser executado no seu smartphone. Ou seja, não precisa enviar informações para a nuvem. Isso o torna ideal para tarefas que exigem privacidade ou que precisam funcionar offline.

google-pixel-8-nao-tera-suporte-ao-gemini-nano-apesar-de-ter-o-mesmo-chip-do-modelo-pro

Aqui estão alguns dos benefícios de ter o Gemini Nano no seu dispositivo: processamento local de dados confidenciais; acesso off-line; economia de custos. Esses são alguns dos recursos dessa excelente IA lançada pela empresa.