Acaba de sair a mais nova versão do Hangover 0.8.9, um recurso que melhora execução de jogos e aplicativos do Windows no ARM Linux. Ao emparelhar Wine e QEMU, o Hangover continua como um dos projetos de código aberto que trabalham para permitir que jogos/aplicativos do Windows sejam executados em outras arquiteturas como AArch64 e potencialmente POWER, RISC-V e outros também. Assim, o Hangover 0.8.9 melhora execução de jogos e aplicativos do Windows no ARM Linux.
Hangover 0.8.9 melhora execução de jogos e aplicativos do Windows no ARM Linux
No início deste ano, o desenvolvedor alemão André Zwing reiniciou o trabalho no Hangover como um par de Wine e QEMU para executar jogos e aplicativos Windows x86/x64 no ARM Linux, além de ter havido algum trabalho feito no passado para POWER e interesse expresso por alguns que isso também pode ajudar na execução de programas do Windows no RISC-V. O reinício do Hangover veio depois que o suporte WoW64 se juntou bem no Wine.
Desde o reinício do projeto no início deste ano, houve uma série de novos lançamentos do Hangover para trazer correções e melhorias. Na quinta-feira foi o lançamento do Hangover 0.8.9 que trouxe mais correções de bugs, melhorias de desempenho e redução do número de patches carregados pelo Hangover contra o Wine upstream.
Downloads e mais detalhes sobre o projeto de código aberto Hangover via GitHub.
Wine 8.9 lançado com mais bits Wayland
Saiu neste final de semana a versão do Wine 8.9 com mais novidades em relação ao Wayland, atualização Mono 8.0. Antes do fim de semana de férias nos EUA, está o último lançamento quinzenal do Wine para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows rodando bem no Linux e em outras plataformas, graças a este projeto de código aberto.Notável com o Wine 8.9 está incluindo a terceira rodada do código Wine Wayland.
A unidade nativa do Wine Wayland para suportar a execução de aplicativos do Windows diretamente no Wayland, em vez de ter que passar pelo X11 / XWayland, continua sendo um trabalho em andamento, mas é ótimo ver mais código sendo upstream. Esperançosamente, com o lançamento do Wine 9.0 no início de 2024, haverá um sólido suporte nativo ao driver Wayland.
O Wine 8.9 também muda para o motor Mono 8.0 e tem várias outras mudanças.
Motor mono atualizado para a versão 8.0.0;
Conclusão da conversão PE no driver PostScript;
Suporte de deslocamento Doppler em DirectSound;
Melhorias de desempenho do GdiPlus;
Várias correções de bugs.
Entre as correções do Wine 8.0 estão BC3000 sendo “terrivelmente lento”, correções do Silverlight 5.x, uma correção do Visio 2003 e até mesmo uma correção do Wine Notpead para usuários japoneses.
Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Wine 8.9 via WineHQ.org.
Mais códigos Wine Wayland foram mesclados
Desde que os primeiros bits de suporte do Wine Wayland foram mesclados em março para a construção de um driver de exibição Wayland nativo, Alexandros Frantzis continuou enviando mais do código para revisão e upstreaming. Quarta-feira marcou o terceiro pedaço do código Wine Wayland a ser mesclado.
A fusão mais recente foi a “parte 3” do driver Wine Wayland, que é o código para lidar com eventos dinâmicos de saída Wayland (wl_output). Isso permite que o driver Wine manipule eventos dinâmicos do compositor Wayland e, por sua vez, propague essas informações para as configurações de exibição do Windows Win32 (Wine).
Wine 8.9 lançado com mais bits Wayland
Os interessados nos detalhes técnicos deste código agora mesclado para eventos de saída dinâmicos do Wine Wayland podem ver esta solicitação de mesclagem.
É bom ver o movimento contínuo no suporte Wayland para o Wine e esperamos que no lançamento estável do Wine 9.0 do próximo ano haja um bom suporte no local.