Os desenvolvedores do Arch Linux lançaram uma nova versão (2.5.0) de seu instalador baseado no menu archinstall que traz mais uma camada de novos recursos e correções de bugs para facilitar as instalações do Arch Linux.
No início deste mês, dei uma olhada no novo instalador baseado em menu do Arch Linux, que facilitou a instalação do Arch Linux para os recém-chegados. Então, o archinstall 2.5.0 foi lançado com uma infinidade de novos recursos, incluindo suporte FIDO2 (HSM) para desbloquear systemd-boot
a criptografia de disco com uma senha mestra como backup durante o registro. Além disso, o Archinstall agora permite que os usuários usem dispositivos FIDO2 como um mecanismo de desbloqueio para uma partição.
A senha é necessária devido ao fluxo de trabalho do archinstall, que registrará uma senha mestra primeiro, para automatizar as operações. A pós-configuração pode remover essa senha mestra, se necessário, explicaram os desenvolvedores.
Isso está em uma versão beta muito inicial e só foi testado com um Yubikey azul mais antigo. Nitrokey e Yubikeys modernos estão a caminho de testes. A entrada do PIN e os diferentes dispositivos não foram completamente testados.
Instalador baseado em menu do Arch Linux recebe nova visualização de disco
O menu principal do Archinstall foi enriquecido nesta versão com uma nova visualização do disco, uma nova visualização do layout do disco, bem como uma visualização do usuário no menu principal. Além disso, diferentes tipos de menu também foram adicionados na versão 2.5.0 para lidar melhor com os diferentes tipos de retorno de seleções de menu, juntamente com melhorias gerais na visualização do layout do disco.
O Archinstall 2.5.0 também melhora o gerenciamento de usuários e implementa uma nova estrutura de usuário no --config
, adiciona carregamento remoto ao --config
, --disk-layout
e --creds
, adiciona uma chamada função retry=True
à Partition.format()
para tentar novamente a formatação caso ocorra um atraso do kernel e adiciona suporte para objetos pathlib.Path
de codificação ao codificador archinstall.general.JSON
.
Entre outras mudanças, o archinstall 2.5.0 introduz o atalho Ctrl+C
de teclado para limpar a opção atual, instala automaticamente network-manager-applet
ao selecionar um perfil de desktop e NetworkManager e adiciona novas traduções de idiomas, incluindo português brasileiro, tcheco, italiano, polonês, português, russo, espanhol, turco e urdu.
O Archinstall 2.5.0 também traz muitas correções de bugs. Então, confira as notas de lançamento completas na página GitHub do projeto, de onde você também pode baixar o tarball fonte para compilação, para mais detalhes. A nova versão do archinstall está agora disponível nos repositórios de software estáveis do Arch Linux se você quiser usá-la na próxima vez que quiser implantar a popular distribuição GNU/Linux em novos computadores.
Via 9to5Linux