Além de a Intel adquirir a Linutronix como a empresa conhecida por seu trabalho nos patches de kernel em tempo real (RT) e outras contribuições e, em junho, adquirir a Codeplay Software, a Intel fez outra importante aquisição de talentos em software. A novidade é que a Intel adquire a equipe responsável pela aceleração de GPU ArrayFire software de computação paralela.
A Intel anunciou que a equipe por trás do ArrayFire se juntou à empresa para promover seus ambiciosos empreendimentos de software. Sendo assim, a Intel adquire a equipe responsável pela aceleração de GPU ArrayFire software de computação paralela.
A Intel adquiriu a Codeplay para reforçar seu esforço de software oneAPI, devido ao trabalho da empresa na computação SYCL, suporte oneAPI para GPUs NVIDIA e AMD e uma variedade de outros esforços interessantes ao longo dos anos. A Intel encarregada de toda a equipe de software ArrayFire segue linhas semelhantes e visa reforçar ainda mais seu ecossistema oneAPI.
Intel adquire a equipe responsável pela aceleração de GPU ArrayFire software de computação paralela
ArrayFire, para aqueles que não estão familiarizados, fornece vários softwares de computação paralela e GPU. O software ArrayFire fornece uma extensão GPGPU para C/C++/Fortran que funciona em vários aceleradores de vários fornecedores, bem como execução baseada em CPU.
O ArrayFire foi financiado em parte pela DARPA e supostamente tem vários usos de clientes da indústria de defesa. O ArrayFire é uma biblioteca de código aberto há mais de meia década, enquanto também fornece serviços de consultoria OpenCL e NVIDIA CUDA.
A Intel anunciou que a equipe ArrayFire se juntou à Intel para focar especificamente em oneAPI:
Na ArrayFire, essa equipe foi pioneira em abordagens produtivas para computação acelerada. Eles criaram a biblioteca ArrayFire com rotinas matemáticas rápidas e fáceis de usar baseadas em um tempo de execução engenhoso que otimiza detalhes de desempenho de baixo nível por meio de compilação JIT inteligente de código do kernel e gerenciamento inteligente de memória.
Porque oneAPI é um esforço fundamental para garantir que a computação acelerada seja aberta, multifornecedor e multiarquitetura; as equipes imediatamente souberam que éramos almas gêmeas.Com seu histórico de pioneirismo e habilidade demonstrada em trazer soluções abertas para computação acelerada, estamos todos entusiasmados com a oportunidade de unir forças para ajudar a tornar a computação aberta acelerada uma realidade para todos.
Essa equipe da Intel agora está construindo um back-end oneAPI, permitindo que os usuários da biblioteca migrem para oneAPI. Este trabalho empolgante promoverá ainda mais nossa visão de computação técnica acelerada aberta.
A ArrayFire também anunciou e resumiu como “nossa equipe de código aberto se juntou à Intel para se concentrar na construção de um futuro aberto para a computação acelerada com uma API. Na Intel, construiremos uma visão que floresce em escala, atende profissionais de domínio em todo o mundo e participa do empolgante ecossistema oneAPI de computação técnica de código aberto.”
Detalhes do acordo
Os detalhes deste acordo não foram divulgados publicamente. A Intel não disse que adquiriu o ArrayFire, enquanto ambos os anúncios citam que a “equipe” se juntou à Intel. O anúncio da Intel também confirmou que John Melonakos, CEO e cofundador da ArrayFire, está agora na Intel. Com base no anúncio da ArrayFire, parece que seus serviços de consultoria e treinamento continuarão em seu próprio caminho.
O trabalho oneAPI da Intel tem sido extremamente promissor, juntamente com seus projetos de código aberto em geral ao longo dos anos. Será muito interessante ver como tudo isso se desenrolará com as adições de talentos de software muito empolgantes deste ano, do Codeplay ao ArrayFire.