O Intel Arc Graphics muda para fazer o Diablo IV rodar no Linux. Intel Arc Graphics no Linux pode executar o jogo Diablo IV por meio do Steam Play da Valve, mas apenas quando esconde o fato de que são gráficos Intel em uso por meio de uma solução alternativa de driver específica do jogo. Diablo IV é o título de jogo mais recente que trava ao observar o fornecedor do driver e porque os gráficos da Intel fazem a suposição (incorreta) de que o Xe Super Sampling (XeSS) está disponível.
Quando Diablo IV descobre o Intel Arc Graphics, ele tenta ativar o XeSS, que não está disponível atualmente para Linux. Por sua vez, isso trava o jogo. Então, em vez disso, o driver Intel ANV Vulkan não está se anunciando ao iniciar o Diablo IV, contornando assim o travamento do jogo, mas recebendo uma caixa de aviso de que está sendo executado em um driver/hardware não suportado.
Intel Arc Graphics muda para fazer o Diablo IV rodar no Linux
A situação é semelhante ao que vimos antes com Hogwarts Legacy travando por falta de XeSS e Cyberpunk 2077 no Linux, evitando também a identificação da Intel.
A solução alternativa para Diablo IV foi incorporada ao Mesa Git esta semana para agora poder lançar com sucesso o Diablo IV com Intel Arc Graphics no Linux. Agora espero que um dia o XeSS se torne totalmente de código aberto e bem suportado no Linux.
Linux 6.7 adiciona suporte para dicas de tipo de carga de trabalho Intel Meteor Lake
Todas as atualizações relacionadas ao gerenciamento de energia foram mescladas para o kernel Linux 6.7 em desenvolvimento.
Quando se trata de mudanças no gerenciamento de energia para Linux 6.7, não há grandes recursos brilhantes para AMD ou Intel nesta rodada. Mas agora há vários SoCs Arm com novo suporte de gerenciamento de energia. Os SoCs Qualcomm agora com suporte para driver de escalonamento de frequência de CPU incluem o Snapdragon 670 (SDM670), o modem Snapdragon X75 5G (sdx75) e o Snapdragon 8 Gen 3 (sm8650). Também há suporte para a plataforma Qualcomm Immersive Home 3210 (ipq5332), Qualcomm IPQ6018 802.11ax (ipq6018), plataforma Qualcomm Networking Pro 820 (ipq9574) e suporte para CPUFreq Qualcomm Snapdragon 210 (msm8909).
Enquanto isso, o Rockchip RK3568 e RK3588 agora são suportados em seus respectivos drivers Devfreq.
Além dessas novas adições ao SoC, a maioria das outras mudanças no gerenciamento de energia do Linux 6.7 envolvem correções e outras melhorias de baixo nível. Todos os detalhes de gerenciamento de energia aqui.
Quando se trata de alterações na ACPI para Linux 6.7, são principalmente correções.
A terceira solicitação de pull desta semana de Rafael Wysocki foram as atualizações de controle térmico. Além dos novos SoCs Arm adicionados lá, o interesse dessa atração são as melhorias do driver térmico Intel int340x. O driver Intel int340x agora tem suporte para notificação de power floor, um retrabalho na atualização de pontos de desarme no driver e suporte para dicas de carga de trabalho. Os IDs PCI Arrow Lake S também são adicionados ao driver int340x.
O suporte a dicas do tipo de carga de trabalho Intel int340x é interessante. Antes do Meteor Lake, o espaço do usuário nas plataformas Intel podia passar uma solicitação de “tipo de carga de trabalho” ao firmware para otimizar o uso de energia com base no tipo de carga de trabalho especificado, bem como a capacidade de implementar sua própria heurística. Mas com as futuras plataformas Meteor Lake, o firmware pode prever os tipos de carga de trabalho sem a necessidade de qualquer entrada no espaço do usuário.
Com a nova interface de tipo de carga de trabalho do driver Intel int340x no Linux 6.7+, a dica de carga de trabalho prevista agora é exposta via sysfs para espaço do usuário. O driver também adiciona um novo atributo sysfs “workload_type_enable” para alternar as dicas de tipo de carga de trabalho do firmware.