Intel lança novos processadores Pentium e Celeron!

"Processador Intel" substitui as marcas Pentium e Celeron
intel

A Intel lançou os processadores Pentium Gold 6405U e Celeron 5205U de núcleo duplo – duas adições de baixo custo da série Comet Lake-U de 10a geração, 14nm, e que incluem outros modelos para completar a nova série de lançamentos.

Assim, a Intel “anunciou discretamente” mais dois processadores Comet Lake-U, de acordo com um relatório da AnandTech. Há um Pentium Gold 6405U de dois núcleos e quatro núcleos com clock de 2,4 GHz e um Celeron 5205U de dois núcleos a 1,9 GHz.

No entanto, ambos são limitados ao cache de 2 MB e não possuem modos turbo, mas estão disponíveis por preços muito mais baixos do que os outros lançamentos do Comet Lake. O Pentium é vendido por um preço recomendado de US $ 161, cerca de R$643, e o Celeron por US $ 107 cerca de R$427.

No início deste ano, a Intel adicionou o Comet Lake ao seu portifólio como uma continuação dos chips quad-core de 8a geração e 8a geração Whisky Lake-U. Outros chips Comet Lake incluem os modelos Core i7-10510U e i5-10210U de quatro threads e clock de 1,8 GHz/4,9 GHz e 1,6 GHz/4,2 GHz, respectivamente. Há também um Core i3-10110U de dois núcleos e quatro threads com clock de 2,1 GHz/4,1 GHz.

Desta forma, como outros chips da série U, os modelos Comet Lake têm TDPs de 15W. O Pentium Gold 6405U e o Celeron 5205U são supostamente reaproveitamento de chips defeituosos da linha Core i3-10110U, segundo o AnandTech.

Os modelos Comet Lake da série H de maior potência, incluindo um modelo de 10 núcleos, devem ser lançados mais tarde, e uma série Y de potência super baixa será lançada no início de 2020. Há também um projeto Rocket Lake programado para o terceiro trimestre de 2020 que combina uma CPU de 14nm com gráficos de 10 nm. Alguns modelos subsequentes do Rocket Lake usarão 14nm para CPU e GPU.

Mas, a nomenclatura do Comet Lake não é muito clara, pois está listada como um processador de 10a geração, que também é aplicada aos processadores de 10nm Ice Lake Core, após a atualização da 9a geração de Coffee Lake.

Esta semana, o site Tom’s Hardware informou que a Intel está descontinuando suas NUCs do Crimson Canyon com base no Cannon Lake. Provavelmente também significa o fim do Cannon Lake, agora que a Intel possui processadores de 10nm Ice Lake.

No início desta semana, a Intel lançou o Tremont de 10 nm, classe Intel Atom, e o Lakefield SoC, com projeção de desempenho de gráficos até 50% mais rápidos que o Gemini Lake e consumo de apenas um décimo de energia quando estiver em espera, se comparado ao seu antecessor.

Para quem quiser maiores informações sobre os novos lançamentos da Intel ou os anteriores, há uma página exclusiva da empresa com todas as especificações e também recomendações de lojas parceiras.

Com informações do LinuxGizmos, Tom’sHadrware e AnandTech.
Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.