A conferência anual de desenvolvedores Akademy do KDE ocorreu na semana passada em Milão, Itália. Mas mesmo com esse evento em pessoa, o desenvolvimento do ambiente de área de trabalho do KDE não permitiu novas melhorias.
Enquanto a iniciativa de Usabilidade e Produtividade do KDE terminou, agora o KDE se concentra em Wayland, consistência e aprimoramentos de aplicativos, o colaborador do KDE Nate Graham continua com suas postagens semanais no blog destacando as alterações de usabilidade / produtividade e outras melhorias na pilha do KDE.
Durante a semana do Akademy 2019, algumas das melhorias do KDE que vale a pena mencionar incluem:
- O editor de texto Kate do KDE agora está disponível na Microsoft Store;
- Corrige o efeito Wobbly Windows do KWin.
- O módulo de configuração do KCM “comportamento da janela” do KWin recebeu uma revisão da interface do usuário, assim como o menu de contexto de decoração da janela do KWin. Ambas as mudanças estão chegando ao KDE Plasma 5.17;
- O KSysGuard agora é compatível com HiDPI;
- Um atalho de teclado para alternar entre o modo de entrada normal e o modo de entrada Vi para o Kate e outros programas do KTextEditor.
Veja o anúncio
O Kate já está disponível gratuitamente na Microsoft Store! Até agora, as classificações são muito boas. O KDE sempre quis disponibilizar nossos aplicativos para o maior número possível de usuários, e continuá-los nas plataformas de distribuição atuais.
Obter mais aplicativos em outras plataformas é uma parte essencial para facilitar a transição para as gerações futuras de comutadores.
Além disso, tem sido uma semana um pouco leve, porque todo mundo estava na Akademy planejando o futuro. Muitas coisas realmente ótimas foram discutidas e decididas, cujos resultados devem começar a aparecer nas postagens das semanas seguintes. Então fique ligado!, afirma o desenvolvedor Nate Graham.
Novas características
- O Dolphin agora possui um recurso “Redefinir nível de zoom” que retorna a exibição ao tamanho padrão do ícone especificado nas configurações:
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- O efeito Wobbly Windows não deixa mais trilhas estranhas em determinadas circunstâncias;
- Ao clicar na ordem de classificação atualmente selecionada no menu “Classificar por” do Dolphin, os botões de opção na parte inferior não ficam mais desmarcados;
- Os arquivos .docx armazenados no Google Drive e acessados com o Dolphin ou outros aplicativos do KDE usando o kio-gdrive KIOSlave agora são abertos no aplicativo correto em vez de serem tratados como arquivos zip;
Melhorias na interface do usuário
- Ao colar texto em um widget do Notes, a formatação agora é removida por padrão, embora você possa colar com a formatação incluída no menu de contexto, se desejar
- O KCM KWin Window Behavior recebeu uma revisão visual para torná-lo mais moderno e com aparência consistente):
- O menu de contexto de decoração do KWin Window recebeu uma revisão visual para torná-lo consistente com o menu de contexto do Gerenciador de Tarefas:
- O applet Plasma Networks agora exibe qualquer status especial (por exemplo, “login de rede necessário” em sua dica de ferramenta, não apenas mostrando um ícone diferente;
- O KSysGuard agora é compatível com Alto DPI;
- Os ícones dos itens da área de trabalho agora têm sombras sutis para ajudá-los a se destacar um pouco do papel de parede da área de trabalho:
- Agora, o Kate, o KDevelop e outros aplicativos baseados no KTextEditor têm um atalho de teclado para alternar entre o modo de entrada vi e o modo de entrada normal;
- O visualizador de símbolos do Kate agora está classificado em ordem crescente por padrão;
- A barra lateral da janela de configurações do Gwenview agora possui todos os ícones coloridos, seguindo o novo padrão:
Várias outras melhorias, bem como descritas no blog de Nate.