Demorou um pouco mais do que o normal, mas o artigo desta semana sobre o que está por vir para o mundo KDE foi divulgado neste final de semana. Só o título da postagem já informa muita coisa: “Plasma em andamento”. Portanto, isso significa que o Plasma 5.23 beta já está disponível, e na lista de novos recursos que avançaram hoje há muitas mudanças que chegarão na próxima versão principal, ou seja, no Plasma 5.24. Um delas diz respeito à cor de destaque que poderá ser escolhida. Então, o projeto KDE começa a se concentrar nas novidades do Plasma 5.24 que já apresenta muitas novidades como você pode conferir a seguir.
KDE começa a se concentrar nas novidades do Plasma 5.24
- Agora você pode escolher seu próprio destaque personalizado ou cor de destaque na página Cores das Preferências do Sistema (Plasma 5.24).
- No Plasma Wayland, o KWin agora oferece suporte a ‘locação DRM’, o que permite que os fones de ouvido VR sejam apoiados novamente e tenham um desempenho ideal (Plasma 5.24).
- O KWin agora permite que você defina opcionalmente um atalho de teclado global para mover uma janela para o centro da tela (Plasma 5.24).
- A caixa de diálogo Abrir agora oferece um menu de contexto para abrir o arquivo selecionado em um aplicativo externo diferente, no caso de desejarmos ou precisarmos visualizá-lo antes de abri-lo no aplicativo que solicitou o arquivo, e a pequena visualização oferecida na própria caixa de diálogo do arquivo a caixa não é grande o suficiente (Frameworks 5.87).
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- Quando imprimimos um documento no Okular e escolhemos um modo de escala que requer que a configuração “Forçar rasterização” esteja ativa para funcionar, essa configuração agora é ativada automaticamente para que não tenhamos que saber e lembrar de fazer isso manualmente (Okular 21.08.2).
- O Kate não aguarda mais para sair enquanto o plugin Replicode está ativo (Kate 21.08.2).
- O Dolphin não permanece mais secretamente aberto em segundo plano após compactar/arquivar arquivos usando o menu de contexto e, em seguida, sair do aplicativo (Ark 21.08.2).
- A barra de guias do Konsole agora responde instantaneamente às mudanças no esquema de cores de todo o sistema ou no tamanho da fonte, em vez de ter que reiniciar (Konsole 21.12).
- O plano de fundo da página “Em execução” de Elisa não pisca mais quando a janela é redimensionada (Elisa 21.12).
- No Plasma Wayland:
- A instalação de aplicativos Snap na sessão não causa mais o travamento do KWin (Plasma 5.23).
- Corrigido um bug no KWin que poderia travar toda a sessão (Plasma 5.23).
- O cursor não fica mais invisível depois que a tela é desligada e ligada novamente (Plasma 5.23).
- Texto copiado de um aplicativo GTK agora pode ser colado em outros aplicativos após fechar o aplicativo GTK (Plasma 5.23).
- Copiar texto de aplicativos deve inserir itens vazios quebrados na área de transferência, muito menos (Plasma 5.23).
- As bordas da tela agora funcionam corretamente em configurações de várias telas com painéis auto-ocultantes (Plasma 5.23).
- Os números agora podem ser digitados na caixa de rotação usada para escolher a espessura de um painel (Plasma 5.23).
- A função de equilíbrio de áudio na página Volume de áudio das Preferências do sistema agora funciona novamente (Plasma 5.23).
- O elemento de imagem/avatar do usuário inicializador do aplicativo Kickoff agora mostra nossas iniciais quando não definimos uma imagem personalizada (Plasma 5.23).
- O texto na página Atividades de Preferências do Sistema agora pode ser traduzido e deve ser traduzido em breve (Plasma 5.23).
- A página KWin Scripts das Preferências do Sistema não tem mais um botão de ajuda que não faz nada (Plasma 5.23).
- A alça deslizante para um controle de volume no miniaplicativo Volume de áudio da bandeja do sistema não exibe mais falhas visuais enquanto seu stream está reproduzindo áudio (Plasma 5.23).
- A configuração “Montar automaticamente apenas mídia removível que foi montada manualmente antes” na página Dispositivos removíveis das Preferências do sistema agora funciona (Plasma 5.24).
- O som de inicialização (se hemoms ativado) agora toca como esperado ao usar a função de “inicialização do Systemd” do Plasma (Plasma 5.24).
- O Discover agora é mais rápido para verificar se há atualizações (Frameworks 5.87).
- Os arquivos copiados usando um aplicativo KDE agora respeitam totalmente a configuração de umask do sistema e, portanto, são criados na pasta de destino com as permissões corretas (Frameworks 5.87).
- As barras de cabeçalho na parte superior de muitos miniaplicativos Plasma agora respeitam seu esquema de cores para toda a largura da linha na parte inferior (Frameworks 5.87).
Melhorias na interface do usuário
- Skanlite agora se lembra do último scanner usado (Skanlite 21.12).
- O Konsole agora tem apenas uma opção para controlar a visibilidade da barra de menu e sempre funciona, em vez de duas opções em locais diferentes que conflitam entre si (Konsole 21.12).
- Clicar duas vezes no divisor entre duas visualizações divididas adjacentes no Konsole agora redimensiona as visualizações para que cada uma tenha a mesma quantidade de espaço, assim como no Dolphin (Konsole 21.12).
- O Okular agora exibe uma mensagem sensata quando nos pede para inserir o nome do autor de uma anotação (Okular 12.12).
- As cores de texto “Positivo”, “Neutro” e “Negativo” nos aplicativos KDE agora são mais fáceis de ler quando aparecem em um item da lista selecionado (Plasma 5.23).
- O Discover agora torna mais óbvio como enviar um relatório de bug em nossa distro quando você se depara com um problema causado por empacotamento defeituoso da distro, porque agora existe um grande botão “Reportar este problema” que o leva diretamente para o rastreador de bug (Plasma 5.24).
- A coloração ‘Breeze High Contrast’ foi removida, pois na verdade oferecia um contraste menor do que a colorway mais próxima, Breeze Dark. Os usuários existentes serão migrados para o Breeze Dark (Plasma 5.24).
- O esquema de cores Breeze foi renomeado para “Breeze Classic”, para melhor distingui-lo dos esquemas de cores Breeze Light e Breeze Dark (Plasma 5.24).
- Os nomes de usuário abaixo das imagens de avatar nas telas de login, bloqueio e logout foram aumentados um pouco para fornecer uma escala melhor com o tamanho das imagens de avatar (Plasma 5.24).
- O texto do cabeçalho nas barras de ferramentas do aplicativo Kirigami agora é menor e se encaixa um pouco melhor para dimensionar tudo ao seu redor (Frameworks 5.87).
- No miniaplicativo da área de transferência e no menu “Compartilhar”, quando um código QR pode ser gerado a partir de algum texto, ele agora é chamado de código QR, não de código de barras (Plasma 5.24 e Frameworks 5.87)
Datas de chegada para tudo isso no KDE
O plasma 5.23 chegará em 12 de outubro. O KDE Gear 21.08.2 será lançado em 7 de outubro e, embora ainda não haja uma data específica para o KDE Gear 21.12, sabemos que poderemos usá-lo em dezembro. O KDE Frameworks 5.87 será lançado em 9 de outubro. O plasma 5.24, cujas primeiras novidades foram citadas hoje, não tem data marcada.
Para aproveitar tudo isso o mais rápido possível, temos que adicionar o repositório KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais como o KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release, embora este último normalmente demore um pouco mais que o sistema. por KDE