Embora o Plasma 5.21 ainda não saia por mais alguns dias, agora há um grande motivo para aguardar o lançamento do Plasma 5.22 do KDE no final do ano: o KWin finalmente suportará a varredura direta para jogos e aplicativos em tela cheia!
O compositor KDE KWin com Plasma 5.22 finalmente suportará varredura direta para software de tela inteira, ou seja, jogos. Esta verificação direta visa evitar uma cópia desnecessária do conteúdo da tela pelo compositor quando houver um jogo ou aplicativo em execução em tela inteira. Evitar esse trabalho desnecessário do compositor com varredura direta pode ajudar no desempenho e também diminuir a latência.
KDE Plasma 5.22 suportará digitalização direta para jogos e aplicativos em tela cheia
O desenvolvedor Xaver Hugl abriu a solicitação pull no scan-out direto do KWin há dois meses e finalmente conseguiu mesclá-la na semana passada. O Xaver testou isso com o KWin no Wayland e também funciona com o XWayland. Isso é particularmente benéfico para jogos em tela inteira e também reprodução de vídeo em tela inteira. É basicamente semelhante ao bypass do compositor para software de tela inteira suportado pelo GNOME no Wayland desde o lançamento do 3.38 no ano passado. Vários outros compositores Wayland também suportaram varredura direta de janelas de tela inteira.
É uma pena que isso não tenha chegado a tempo para o Plasma 5.21, mas agora é um recurso importante para esperar com o Plasma 5.22 como outra melhoria para o KDE no Wayland. Detalhes sobre a implementação em invent.kde.org.
Outras melhorias
O KDE esta semana também viu muitas correções e melhorias no Gwenview, incluindo:
- suporte para desenho OpenGL;
- renderização de tela fixa para saída multi-GPU com Plasma 5.21 Wayland;
- melhorias de desempenho da GPU Intel e várias melhorias de IU.
Então, se você quiser mais detalhes sobre as outras mudanças no KDE esta semana, pode obter por meio desta postagem no blog do desenvolvedor do KDE Nate Graham.