O novo KDE Plasma 5.27 vai fornecer melhor suporte a vários monitores. O desktop KDE Plasma 5.27, que deve ser o último lançamento de recursos do Plasma 5 antes do Plasma 6.0, está pronto para introduzir a manipulação de vários monitores renovada.
O desenvolvedor do KDE, Marco Martin, escreveu uma postagem no blog hoje descrevendo alguns dos trabalhos de vários monitores que estão sendo feitos no Plasma 5.27.
KDE Plasma 5.27 vai fornecer melhor suporte a vários monitores
O código de vários monitores do Plasma 5.27 passou por uma grande refatoração no gerenciamento de tela, aprimoramentos para proporcionar uma experiência mais previsível ao encontrar telas novas e existentes e outras alterações.
Marco menciona alguns dos benefícios para usuários de desktop Plasma 5.27:
Não há mais desktops vazios padrão após conectar uma tela que você já conectou no passado;
Não há mais desktops, papéis de parede, widgets e painéis perdidos após a reinicialização;
Não há mais conjuntos diferentes de desktops entre X11 e Wayland;
Melhor experiência ao usar USB-C baseado docas
Este trabalho envolveu melhorias no KScreen, no shell do Plasma, no novo suporte ao protocolo Wayland em relação à ordem da tela e em outras alterações na base de código do KDE.
Os interessados em saber mais sobre as especificidades dessa reformulação do manuseio de vários monitores do Plasma 5.27 podem consultar a postagem no blog do Marco para obter todos os detalhes.
KDE Plasma 5.27 deve ser o último lançamento de recursos do Plasma 5
Com a portabilidade do Qt 6 e o desenvolvimento do KDE Frameworks 6 continuando a toda velocidade, os desenvolvedores do KDE estão olhando para o Plasma 5.27 como o último lançamento de recursos da série Plasma 5. Portanto, deve vir uma nova série em breve.
O grande desenvolvedor do KDE, Kai Uwe, publicou neste final de semana detalhes de estar na conferência KDE Akademy em Barcelona, Espanha. Durante o encontro anual do KDE deste ano, a portabilidade do Qt 6 e o desenvolvimento do KDE Frameworks 6 foram um tópico popular.
Os desenvolvedores do KDE decidiram por um congelamento de recursos no KDE Frameworks 5 no final de dezembro deste ano e que o KDE Plasma 5.27 será “o lançamento de recursos final da série Plasma 5”.