Categorias
Tecnologia

KDE Plasma 6 e KWin recebem mais ajustes de desempenho

Enquanto se preparava para um fim de semana de feriado nos EUA, os desenvolvedores do KDE não desistiram de suas atividades de desenvolvimento em torno do Plasma 6.0 e do trabalho de aplicativos associados. O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou seu habitual resumo de desenvolvimento semanal para descrever todas as mudanças interessantes da semana. Desta vez, a novidade é que o KDE Plasma 6 e KWin recebem mais ajustes de desempenho.

Esta semana houve bastante trabalho em torno do KRunner do KDE, bem como ajustes de desempenho em vários componentes do KDE, incluindo o KRunner, mas também no próprio Plasma, bem como no compositor KWin.

KDE Plasma 6 e KWin recebem mais ajustes de desempenho. Os destaques resumidos de Nate para a semana incluem:

  • Suporte para ordenação personalizada de resultados de pesquisa no KRunner. O KRunner também está agora muito mais rápido do que antes.
  • Trabalho de desempenho para o compositor KWin para evitar algumas otimizações desnecessárias e outros ajustes de desempenho. Entre esse trabalho está evitar pintar camadas de cena inalteradas.
  • Também houve trabalho de desempenho no Plasma 6 e nas configurações do sistema KDE. Nate observa: “As configurações do sistema são iniciadas em alguns casos centenas de milissegundos mais rápido”.
  • As miniaturas de visualização de imagens HDR visualizadas em aplicativos no modo não HDR agora são convertidas para o espaço de cores sRGB.
  • A arquitetura multiprocessos do Konsole agora suporta colocar cada processo em seu próprio cgroup do systemd.
  • Várias correções de bugs.

Plasma 6

Informações gerais – Questões em aberto: 81

Agora você pode configurar manualmente certos tipos de resultados de pesquisa no KRunner para serem de alta prioridade e, portanto, sempre aparecerem em primeiro lugar na lista de resultados!:

KRunner também recebeu muitos trabalhos de performance;

Também consegui um bom trabalho de desempenho para o KWin, incluindo fazer com que ele fizesse menos trabalho desnecessário, evitando repintar camadas da tela que não mudaram em nada;

Também aumentou o desempenho do Plasma, resultando na inicialização de várias partes do Plasma e das configurações do sistema, em alguns casos, centenas de milissegundos mais rápido;

O ícone “atualizar” do tema do ícone Breeze e todos os outros ícones que usam um estilo de iconografia semelhante “círculo com setas” foram agora atualizados com um novo estilo de seta que parece mais agradável:

O tema do ícone Breeze agora tem ícones de clima mais coloridos para corresponder às condições climáticas adicionais suportadas por vários provedores de clima;

Quando suportado, o KRunner e as pesquisas baseadas no KRunner agora permitem iniciar manualmente o “Hybrid Sleep”, que é quando o sistema entra em suspensão imediatamente e hiberna em algumas horas:

O widget Configuração de exibição agora é menos intrusivo na bandeja do sistema e só aparece na parte visível se você ativou o Modo de apresentação;

Melhorou a mensagem “sua distribuição enviou o Discover sem os back-ends do aplicativo” para ser mais curta e compreensível;

O texto explicativo das mensagens de espaço reservado encontradas em aplicativos baseados em Kirigami agora pode ser selecionado e copiado com o mouse e pode conter links clicáveis.

Mais detalhes sobre essas mudanças no KDE esta semana no blog do Nate.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile