O desenvolvedor de kernel Linux, Greg Kroah-Hartman, anunciou que a série de kernel Linux 5.1 chegou ao fim da vida útil. Assim, ele pede aos usuários que atualizem para a mais recente série de kernel Linux 5.2.
Características do Kernel Linux 5.1 que chegou ao fim da vida útil
Anunciada no início de maio de 2019, a série de kernel Linux 5.1 trouxe:
- a capacidade de usar memória persistente como RAM;
- suporte a inicialização em um dispositivo mapeador de dispositivo sem usar initramfs;
- suporte a patches cumulativos em patches de kernel ativos e mais preparações para ano 2038;
- Além disso, o kernel Linux 5.1 introduziu o suporte para a configuração dos níveis de compactação Zstd no sistema de arquivos Btrfs;
- E/S assíncrona mais rápida e escalável;
- gerenciamento de energia aprimorado;
- monitoramento escalável de grandes sistemas de arquivos;
- e inúmeros drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.
Última versão já lançada
No entanto, como tudo que é bom, o kernel Linux 5.1 chegou ao fim da vida com a atualização de manutenção 5.1.21 lançada por Greg Kroah-Hartman no início desta semana. Portanto, os usuários agora são obrigados a atualizar para uma série mais recente do kernel Linux, como o Linux 5.2.
Estou anunciando o lançamento do kernel 5.1.21. Todos os usuários da série de kernel 5.1 devem atualizar, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio na lista de discussão. Note que este é o kernel do LAST 5.1.y a ser lançado. Todos devem ser movidos para o kernel 5.2.y neste momento. O 5.1.y está agora em fim de vida, alertou.
Atualize para o kernel Linux 5.2 o mais rápido possível
Se você ainda estiver usando o kernel Linux 5.1 em sua distribuição GNU/Linux favorita, você deve atualizá-lo o mais rápido possível. O último lançamento da série foi, portanto, o kernel Linux 5.1.21. Da mesma forma, pode-se atualizá-lo para a série Linux 5.2. A última versão do momento é o Linux kernel 5.2.5.
Para atualizar seu kernel para a série de kernel Linux 5.2, você terá que pedir ao seu fornecedor de SO Linux para disponibilizar os pacotes nos repositórios de software estáveis ??ou compilá-lo fazendo o download do tarball do kernel Linux 5.2.5 do kernel.org.