No mês passado, quando o kernel do Linux foi mitigado para o Zenbleed como uma vulnerabilidade da CPU que afetava os processadores AMD Zen 2, descobriu-se que o Steam Deck APU foi acidentalmente deixado sem cobertura. Uma solicitação pull x86/urgente enviada hoje para o kernel Linux 6.5 e para back-porting para as versões estáveis atuais do kernel Linux estenderá a mitigação do Zenbleed para proteger os jogadores do Steam Deck. Para a fusão antes do Linux 6.5-rc6 no domingo saiu este x86/urgent pull. O mais notável com essas correções é adicionar modelos 0x90-0x91 à gama de processadores Zen 2 afetados pelo AMD Zenbleed. Parece que a APU personalizada do Steam Deck foi acidentalmente deixada de fora no patch Zenbleed original. Sendo asim, o Kernel Linux adiciona correção do Zenbleed para Steam Deck da Valve.
O patch observa que esta cobertura AMD Custom APU 0405 é especificamente para o Steam Deck depois que ele foi acidentalmente deixado de fora do patch Zenbleed original do Linux, embora seja “claramente afetado pela vulnerabilidade”. Este patch permite a correção alternativa do Zenbleed até que uma atualização adequada do microcódigo da CPU esteja disponível para o Steam Deck.
Kernel Linux adiciona correção do Zenbleed para Steam Deck da Valve
O Zenbleed (CVE-2023-20593) foi divulgado no mês passado depois que essa vulnerabilidade de vazamento de dados foi descoberta por um pesquisador do Google. Esta cobertura do Zenbleed para o Steam Deck APU chegará ao Linux Git neste fim de semana para a versão 6.5-rc6 e, em seguida, deve ser obtida pelos vários ramos estáveis do kernel do Linux nos próximos dias.Além da solicitação pull x86/urgente esta manhã, uma solicitação pull x86/bugs também foi enviada hoje com uma rodada inicial de correções/limpezas para os patches de mitigação AMD Inception (SRSO) e Intel Downfall desta semana.