A distribuição GeckoLinux já apresentou a primeira atualização deste ano. Esta distribuição deriva do openSUSE, porém, possui um foco especial em melhorar o sistema operacional pronto para desktop. O projeto acaba de publicar uma atualização importante, a primeira de 2022, com novos recursos e correções. A página de notícias do projeto oferece detalhes sobre as novas imagens de instalação.
Graças a algumas melhorias importantes do projeto de instalação do Calamares, e depois de muitas e muitas tentativas e erros para ajustar a configuração do GeckoLinux, a inclusão da famosa integração do openSUSE do bootloader GRUB com Btrfs e snapshots do Snapper finalmente chegou ao GeckoLinux. Isso também exigiu um grande retrabalho do layout de subvolume Btrfs padrão, permitindo rollbacks de instantâneos eficazes sem manipulação manual do carregador de inicialização ou subvolumes padrão.
Nota importante: Ao executar um rollback no GeckoLinux pela primeira vez, o comando é um pouco diferente do openSUSE básico:
sudo snapper --ambit classic rollback
Outra melhoria importante em todas as edições do GeckoLinux é a adição de uma lógica de instalação aprimorada com base no fato de o sistema estar rodando em modo EFI ou BIOS legado, levando a uma confiabilidade muito melhor durante futuras atualizações do carregador de inicialização GRUB.
Lançada nova versão da distribuição GeckoLinux baseada no openSUSE
A edição GeckoLinux ROLLING é vista como a mais popular e agora vem com várias opções de ambiente de trabalho: KDE Plasma 5.23.4, GNOME 41.2, Xfce 4.16, LXQt 1.0, Cinnamon 5.2.4, MATE 1.26, e Budgie 10.5.3. Além disso, tem uma opção com desktop Pantheon, o ambiente padrão do sistema operacional elementaryOS 6.1.
Os spins do GeckoLinux são gerados diretamente dos pacotes openSUSE Tumbleweed e Packman não modificados originados desses repositórios upstream oficiais, e o sistema instalado pode ser atualizado diretamente dessas mesmas fontes oficiais. O GeckoLinux está focado na eliminação de pontos problemáticos e no aprimoramento de sua configuração original pronta para uso no topo da base openSUSE estável e flexível. Formatos de mídia proprietários são reproduzidos imediatamente, e aplicativos adicionais de multimídia instalados pelo usuário funcionam automaticamente com codecs de mídia restritos, graças à inclusão priorizada do repositório Packman.
Driver de hardware proprietário e suporte de firmware também foram incluídos, tanto quanto possível. Os repositórios do Google e do Skype também são configurados prontos para uso para instalação opcional do usuário de aplicativos proprietários desses fornecedores. Pacotes RPM de terceiros podem ser facilmente instalados usando o gerenciador de pacotes YaST gráfico, e vários ajustes de configuração estão incluídos para modificar o comportamento de gerenciamento de pacotes padrão do openSUSE. GeckoLinux usa o instalador do sistema Calamares, oferecendo opções fáceis e flexíveis para uma instalação confiável do sistema live.Observação importante: pacotes de idiomas diferentes do inglês estão disponíveis e são facilmente instaláveis. Por favor, veja a entrada do wiki para mais informações.
Outras novidades e onde baixar a distribuição
Uma novidade importante do GeckoLinux ROLLING é que ganhou suporte para a estrutura de áudio PipeWire. Assim, inclui uma configuração personalizada pronta para uso. Ela é adequada para aplicativos JACK profissionais de baixa latência (5,3 ms) e áudio doméstico casual.
Esta configuração PipeWire permite fluxos de trabalho descomplicados envolvendo o uso simultâneo de aplicativos que são codificados para funcionar com o PulseAudio e outros que precisam de suporte JACK, sem nenhuma ligação complicada dos dois sistemas, explicaram os desenvolvedores.
Download: GeckoLinux_STATIC_Cinnamon.x86_64-153.220104.0.iso (1.422 MB, MD5);
GeckoLinux_ROLLING_Cinnamon.x86_64-999.220105.0.iso (1.636 MB, MD5 ).